O Ir. António Maria, filho de António dos Santos e de Maria de Jesus Queiroga, nasceu em Lamas de Orelhão, concelho de Mirandela, diocese de Bragança, no dia 26 de fevereiro de 1931. Seus pais tiveram oito filhos; o António Maria, além da agricultura, aprendeu a arte de serralheiro e, em 1949, com 18 anos de idade, pede, por carta, para ser admitido como Irmão na Congregação do Espírito Santo.
No dia 1 de outubro de 1949, chega ao seminário do Fraião para iniciar a sua formação para ser Irmão, seu desejo de longa data. Depois de um ano de Noviciado fez a sua Profissão Religiosa a 9 de setembro de 1951, no Fraião, continuando a estudar e a esmerar-se na arte de serralheiro. Possuía boas qualidades e capacidades.
Em 1955 recebe a nomeação para ir para Madrid ajudar os confrades espiritanos, como cozinheiro e responsável no que à cozinha dizia respeito. Um ano depois, em 1956, veio a Portugal tratar-se de uma úlcera no estômago, ficando no Fraião; restabelecido, foi colocado no seminário de Godim, como porteiro; em 1960 voltou a Espanha para trabalhar na casa de Valladolid, como porteiro e despenseiro; não foi longa a sua estadia em Valladolid pois, no Fraião, a secção de serralharia precisava de um chefe capaz: o Ir. António Maria. Como chefe de serralharia soube desempenhar bem o seu ofício, de 1961 a 1971. Esperava-o nova tarefa em Godim, como refeitoreiro, porteiro e professor durante 15 anos (1971-1986); a pedido dos Superiores, volta ao Fraião para orientar os trabalhos oficinais e ser professor dos alunos de 1986 a 1996. A situação do Fraião, como instituição de ensino, foi recolhendo as suas redes e o Irmão António Maria aí ficou, no seu dia a dia e no mesmo ambiente comunitário e em 2008 passa a ser utente do Lar Anima Una; com os seus 80 anos ajudava os confrades mais dependentes e, na capela, assume o trabalho de sacristão e leitor.
Com o avanço da idade, devido a várias dificuldades de saúde, o irmão António Maria foi hospitalizado e acabou por falecer no domingo, dia 28 de novembro de 2021, pelas 5 horas da manhã.
Rezamos para que o Senhor da morte e da vida o receba entre os seus eleitos onde nós também um dia nos iremos juntar.
P. João Mónico, Secretaria Provincial
Saúdo toda a Congregação neste momento de pesar pela partida no Irmão António Maria.
Com os melhores cumprimentos,
Pe. Tiago Alves – Pároco de Lamas de Orelhão.