No passado sábado, dia 14 de dezembro, a Junta de Freguesia da Estrela encheu-se, uma vez mais, de cor e música para festejar o Natal com as famílias apoiadas pelo CEPAC – Centro Padre Alves Correia.
Uma festa animada pelo “Grupo de Batukadeiras Orquestra” que com os seus ritmos, músicas, cores e danças, transportaram todos os presentes para o solo, cheiro e alegria de Cabo-Verde.
Mais de 200 pessoas apoiadas pelo CEPAC marcaram presença e tiveram a oportunidade de viver o Natal em comunidade, com a família que os recebe e acolhe diariamente.
Houve ainda espaço para ouvir representantes de seis dos mais de 40 países de onde chegam as famílias apoiadas pela instituição. Um momento de aproximação de culturas e histórias que foi sendo preparada ao longo do ano por participantes numa das formações promovidas pelo CEPAC: “a trabalhar é que se aprende”.
Finalistas de outro dos cursos de Formação em Contexto de Trabalho receberam os seus certificados de formação, pela mão da coordenadora de projeto.
Houve ainda tempo para partilhar alguns dos bons momentos que se viveu no CEPAC em 2019, conhecer os colaboradores e alguns dos voluntários que diariamente se dedicam a contribuir para que todos os imigrantes tenham uma vida mais digna.
As crianças puderam pular, correr, fazer jogos e ainda tiveram direito a pinturas faciais e balões.
A festa terminou com um lanche e uma sopa quente, e com a tradicional entrega de presentes e cabazes de Natal.
O CEPAC agradece a colaboração e contributo das entidades parceiras que se juntaram a nós para tornar este dia possível: A Padaria Portuguesa | Fundação Altice Portugal | Grupo de Batukadeiras Orquestra | Junta de Freguesia da Estrela | Repsol | SpaceAway | Torel Boutiques | Zurich Portugal.
Um agradecimento muito especial à família Espiritana, de modo particular à Congregação do Espírito Santo, Jovens sem Fronteiras e LIAM, que marcaram presença de forma muito séria e dedicada na preparação da festa.
A todos muito obrigada e votos de boas festas!
Ana Mansoa, Diretora do CEPAC