Em meados de Abril, o P. Aristides Neiva, espiritano, natural de Antas (Esposende), partiu para Angola, onde já tinha trabalhado, entre 1994 e 2005, na missão de Malanje e em Luanda. Aí relançou o jornal “O Apostolado” e a Rádio “Ecclesia”.
Em Portugal, continuou a trabalhar ao nível da imprensa, administração e animação missionária e em missão no Baixo-Alentejo. É colaborador do jornal “Ação Missionária”, com a sua profunda e divertida crónica, entre outros contributos.
Desejamos-lhe um fecundo trabalho missionário em Angola e contamos a contar com a sua colaboração na imprensa missionária.
A missão “ad extra” (fora do país de origem), no compromisso com os mais pobres e no serviço às Igrejas locais, é uma das dimensões fundamentais da missão espiritana. Hoje, os espiritanos são cerca de 2600 e trabalham em 65 países, organizados em circrunscrições. Cerca de um terço dos espiritanos trabalham fora do seu país de origem.
Mais de três dezenas de espiritanos portugueses, de todas as faixas etárias, dos 29 aos 93 anos de idade, trabalham em missão “lá fora”, em 11 diferentes circunscrições.
Angola, que foi o destino quase exclusivo de missão nas primeiras décadas da história dos espiritanos em Portugal, com a partida do P. Aristides e do P. João Paulo Freitas (em 2017) volta agora a ser a circunscrição com maior presença de espiritanos portugueses.
Em 2018, dois espiritanos portugueses serão ordenados sacerdotes. O Diácono Ricardo André Azevedo, que está a fazer o estágio diaconal na Bolívia, será ordenado no próximo dia 24 de junho. Voltará para a Bolívia, em nomeação missionária. O Diácono José Carlos Pereira, em estágio diaconal em Braga, será ordenado no dia 9 de setembro. Partirá em missão para Taiwan, onde já tinha feito o estágio missionário.
Para procurar responder às necessidades missionárias no mundo, na fidelidade ao carisma espiritano, as nomeações missionárias de jovens sacerdotes ou irmãos são feitas pelo Conselho Geral, em Roma. No final de 2017 foram enviados em missão 62 jovens espiritanos, 48 dos quais para fora do seu país.