O encontro anual de delegados Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Europa realizou-se de 25 a 29 de outubro em Chevilly Larue, Paris.
Participaram os delegados de Espanha, Portugal, Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Suíça. Partilharam as suas experiências e compromissos nesta área integrante da missão espiritana. Também tomaram parte neste encontro o P. Andrzej Owca, responsável de Vivat Internacional (ONG de defesa dos Direitos Humanos no seio da ONU – Genebra), o P. Chika Onyejiuwa, responsável pela rede AEFJN (Africa Europe Faith and Justice Network), o P. Philippe Engel, responsável pelo Centro Europeu Espiritano para a Cooperação e o Desenvolvimento (Kibanda) e o P. Tony Neves, novo responsável pelo serviço JPIC, no Conselho Geral, em Roma.
Cada circunscrição, a partir dos contextos em que está inserida, tem uma diferente forma de responder pela causa JPIC, se bem que o foco desta comissão, desde há vários anos, está centrado na questão dos refugiados e outras questões que daqui advêm: passadores de imigrantes e tráfico humano; assimetrias económicas e necessidade de maior diálogo entre “hemisfério norte e sul”; direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Cada animador de circunscrição está desafiado a animar e a sensibilizar os seus confrades e comunidades para responder aos desafios antes descritos. Por seu lado, a união das circunscrições Europa continuará a proporcionar momentos de formação e partilha, como este.
No histórico Seminário de Chevilly Larue funciona o Noviciado europeu que integra 3 noviços oriundos de Cabo Verde que o P. Tony e eu tivemos oportunidade de visitar. No último dia do nosso encontro, visitamos a Casa Mãe da Congregação em Paris e fizemos uma visita guiada a alguns lugares emblemáticos dos tempos do fundador, o P. Poullart des Places. Que os nossos fundadores nos continuem a inspirar na resposta à missão espiritana dos nossos dias. O novo encontro formativo em JPIC está previsto para outubro 2019 noutra circunscrição Europa a designar.