Por Belmiro Chissengueti, Bispo de Cabinda
Na noite de domingo, 8/11, no Hospital de Malange, partiu para a Casa do Pai Dom Benedito Roberto, Arcebispo de Malange.
Nascido a 5 de Novembro de 1946 em Mussende, província do Kwanza Sul, ingressou na Congregação do Espírito Santo nos idos anos 60 . Depois do Noviciado feito em Fraião, Portugal, emitiu os seus primeiros votos na Congregação do Espírito Santo como Irmão Consagrado, tendo sido colocado em Malange.
Depois de alguns anos, decidiu avançar para o sacerdócio, tendo frequentado o Seminário Maior de Cristo Rei, no Huambo, onde estudou Filosofia e Teologia.
A sua ordenação sacerdotal teve lugar em Malange, em 1981, tendo sido colocado no Seminário Menor do Espírito Santo, no Huambo.
Foi no Seminário Menor do Espírito Santo que o conheci em Julho de 1984 quando o meu Pai decidiu enviar-me ao Seminário.
Lembro-me da pergunta que ele me fez naquele nosso primeiro encontro: -“Como é que tu, sendo da IECA (Igreja Evangélica Congregacional em Angola) queres ser padre? Não seria melhor estudares para seres pastor?”
Foi graças à sua fé e grande acolhimento que eu ingressei no Seminário Menor do Espírito Santo no dia 31/10/1984. Não tendo uma paróquia de origem, pois saí da evangélica para o Seminário Menor, ele ficou como minha referência.
Em Setembro de 1989 acolheu-me no Munhino, Lubango, no Noviciado Espiritano de Angola onde no dia 8 de Setembro de 1990 emiti os meus primeiros votos religiosos, juntamente com os padres Gaudêncio Sangando (actual Superior dos Espiritanos em Angola), Alberto Tchindemba (Superior dos Espiritanos em Moçambique), Lucas António (Pároco da Sé Catedral de Malange), Carlos Correia dos Santos (que depois passou para os Lazaristas) e o Dr. Afonso Pinto (juiz no Tribunal de Comarca do Huambo).
Era Diácono , no Lobito, quando em Dezembro de 1995, o Padre Benedito Roberto foi nomeado Bispo do Sumbe. Foi ordenado bispo no Sumbe, no dia 26 de Fevereiro de 1996 por Dom Félix del Blanco Prieto então Núncio Apostólico.
Com naturalidade, pedimos a Dom Benedito para presidir à nossa ordenação sacerdotal no dia 5 de Maio de 1996, na Sé Catedral de Benguela, com o Padre Gaudêncio Sangando. Fomos os primeiros padres ordenados por Dom Benedito!
Por ocasião da minha ordenação episcopal, a 30 de Setembro de 2018, ele foi um dos 3 bispos co-sagrantes.
Em 2021 teríamos o Jubileu de 25 anos de episcopado de Dom Benedito, no dia 26/2, e no dia 5/5 o meu de ordenação sacerdotal. Mas…
Depois de ter ficado sem Pai nem Mãe, acabo de perder mais um Pai, Amigo e Confrade de primeira linha.
Dom Benedito distinguiu-se pela sua bondade, sinceridade, afabilidade, oração e grande amor a Igreja.
Que Deus, na sua bondade, o receba na sua glória!
Paz à sua alma!
Por Belmiro Chissengueti, Bispo de Cabinda