É impossível passar ao lado. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) teve esta ideia feliz de reunir documentos que mostram a Missão da Igreja. Neste ano declarado ‘Missionário’ vem mesmo a propósito.
São sete documentos. Tudo começa e acaba com o Papa Francisco. Em outubro de 2017, surpreendeu o mundo ao proclamar outubro 2019 como um ‘Especial Mês Missionário’. A razão é simples: faz cem anos que o Papa Bento XV publicou uma extensa Carta Apostólica (’Maximum illud’) onde se valoriza e incentiva a atividade dos missionários espalhados pelo mundo. Esta Carta é um marco decisivo para a Missão da Igreja.
Aparecem, de seguida, três documentos portugueses sobre a Missão: A Carta ‘Rosto Missionário da Igreja em Portugal’ (2010), a Nota ‘Promover a renovação da Pastoral da Igreja’ (2013) e a recente Nota Pastoral que institui o Ano Missionário que estamos a viver em Portugal: ‘Todos, tudo e sempre em Missão’ (2018).
A coletânea termina com as Mensagens do Papa para o Dia Mundial das Missões de 2015 e 2018, tendo um anexo com outros textos fundamentais do magistério da Igreja sobre a Missão.
Porque a CEP tem como único objetivo ajudar a viver intensamente o Ano Missionário, esta Coletânea custa apenas 2 euros.
Edição CEP 2018