O Seminário da Torre d’Aguilha recebeu, entre 23 e 27 de outubro, o Encontro Europeu da Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Congregação dos Missionários do Espírito Santo.
Neste Encontro Anual estiveram delegados representantes de todas as Províncias da Europa, bem como o representante da Congregação na Rede AEFJN (Africa Europe Faith and Justice Network) que desenvolve um importante trabalho de advocacy junto do Conselho Europeu e o representante na VIVAT International – membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidades (DGC).
Portugal, que organizou e acolheu este encontro, esteve representado pela Diretora Executiva do CEPAC – Centro Padre Alves Correia, Ana Mansoa, Delegada JPIC da Província de Portugal.
O tema geral do Encontro centrou-se nos desafios à integração de imigrantes e ao papel da Igreja na Promoção de Sociedades Acolhedoras e Inclusivas.
Foram dias de formação, partilha, avaliação e também de planificação e alinhamento entre os diversos Delegados presentes.
O encontro integrou no programa uma visita ao CEPAC – Centro Padre Alves Correia e à Sol Sem Fronteiras, duas organizações da Província Portuguesa, bem como um Migrantour pela cidade de Lisboa, em parceria com a Renovar a Mouraria e um jantar no restaurante Mezze, em parceria com a Associação Pão a Pão, exemplos de boas práticas de integração e de trabalho em rede.
O programa formativo do Encontro foi coordenado pelo CEPAC – Centro Padre Alves Correia e liderado pela Joana Gomes da Silva, tendo integrado oradores de reconhecido valor e competência:
José Leitão, antigo Alto-Comissário para as Migrações e Deputado da Assembleia Municipal de Lisboa;
Cyntia de Paula, presidente da Casa do Brasil de Lisboa;
Nélia Catarina Neves, da Comunicação Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal;
Pedro Gois, da Universidade de Coimbra;
Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório Português para as Migrações;
Mário Almeida, representante do Dicastery for Promoting Integral Human Development;
Mariana Hancock em representação da Obra Católica das Migrações;
Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa;
e Ines Souta, Diretora Executiva da Sol Sem Fronteiras.
Os Delegados tiveram ainda a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Congregação no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude, através do testemunho da Raquel Carreira e do Bartosz Placak.
Agradecemos a todos os parceiros e amigos que contribuíram para a realização deste encontro de formação e alinhamento do nosso trabalho ao serviço da justiça e da paz.