Delhi Crime é uma série de televisão crime-drama indiana, de sete episódios, escrita e dirigida por Richie Mehta. A série é de 2019, estreando no festival Sundance.
Baseada em factos verídicos de uma violação coletiva em Nova Deli, que chocou a Índia, no ano 2012, tem como foco a comissária adjunta da polícia responsável pelo caso.
A dado momento a exigência da população é gigante para que sejam apanhados, julgados e enforcados os culpados. No entanto as condições de trabalho da polícia são deploráveis. A luz falha por falta de pagamento no comissariado de polícia de Nova Deli, levando ao desespero da subcomissária Vartika Chaturvedi, que tem que ir pedir favores para que o fornecimento de eletricidade seja reposto rapidamente.
A julgar por “Delhi Crime”, não é nada fácil ser polícia na Índia. Falta dinheiro para as coisas mais essenciais, como algemas; os agentes são sobrecarregados com trabalho, ganham mal, têm que pagar as suas próprias despesas e são incompreendidos pelos cidadãos, hostilizados pelos media e usados pelos políticos.
Deli era uma cidade de 20 milhões de habitantes em 2012. Seguir esta série possibilita uma viagem com apontamentos da vida, do trabalho, da cultura, dos conflitos e das tensões humanas, sociais, geracionais e políticas da cidade em si, e do imenso e complexo país que é a Índia, bem expressos no enredo. Encontramos temas como a violência sobre as mulheres e os direitos das vítimas, a tradição dos casamentos arranjados, o desencanto das novas gerações com os problemas crónicos do país, o funcionamento do sistema judicial ou as deficientes condições de trabalho da polícia.
Dramas, circunstâncias que vão muito além de um crime datado…