No dia 7 de novembro, em Fátima, reuniu-se o Conselho Nacional da Liam, com a participação dos membros dos Conselhos Diocesanos, pelos Assistente diocesanos e por alguns convidados.
Após a oração de Laudes, orientada pela coordenação diocesana do Porto, os 43 participantes, reuniram-se para tratar os vários pontos da agenda.
A reorganização da Animação Missionária
Espiritana, apresentado pelo Padre Pedro Fernandes, dando a conhecer as
intuições do último Capítulo Provincial dos Espiritanos, e as grandes linhas de
ação inseridas no Projeto Missionário Global, em Portugal.
Dedicou-se bastante tempo para uma partilha e avaliação do funcionamento geral da Liam. Todas as coordenações diocesanas tiveram oportunidade para referir os grupos existentes em cada diocese; fazer um breve resumo das atividades e da vida Liam nessa região; e procurar destacar alguns aspetos positivos e fragilidades, assim como apresentar algumas sugestões.
A parte da tarde iniciou-se com a eleição da Direção do Conselho Nacional da Liam. Ficou assim composta esta direção: Presidente – Marta Fonseca, do Carregado, patriarcado de Lisboa; Vice-Presidente – Paulo Martins, de Fiães, diocese do Porto; Secretária – Graça Moreira, de Brandara, diocese de Viana do Castelo.
Foram ainda abordadas várias questões de administração: apresentação das três
campanhas Nacionais
da Animação Missionária para 2019-20; programação de atividades para este ano; o
novo Livro de temas a sair em janeiro de 2020.
Por fim, o Pe. Victor Ferros, através de uma gravação, abordou a temática da Pastoral Vocacional que está na raiz deste movimento e que precisa a envolvência de todos nesta causa.
O dia terminou com a oração de vésperas orientada pela coordenação diocesana de Braga. Cada um regressou às suas casas, com a certeza de que a missão se faz com as dificuldades e as alegrias em caminho de comunhão e unidade, sempre com Jesus no horizonte.
São Amaro