Este livro dá continuidade ao 1º volume publicado pelo autor em 2019 sob o título ‘A Missão de Servir’. Este 2º volume, com o mesmo título, tem um subtítulo que indica o local onde os textos nasceram: ‘A partir de Roma’ e aponta o arco temporal: ‘2018-2022’.
Neste livro, o P. Tony Neves apresenta a ação missionária da Igreja, através das intervenções do Papa Francisco e dos Missionários espalhados pelo mundo, salientando as respostas aos desafios lançados pela Covid 19. Contém artigos publicados em Atas de Congressos e em revistas científicas, reportagens sobre o trabalho dos Missionários Espiritanos e outros Missionários no mundo, e três entrevistas sobre a sua missão em Roma, nas quais o P. Tony reitera a sua paixão pela missão.
Esta obra relata a sua missão em Roma como Coordenador dos Espiritanos nas áreas de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e Diálogo Inter Religioso (DIR) e expressa, de forma comprometida e apaixonada, a importância que os Espiritanos dão a estas dimensões fundamentais da Missão da Igreja. Ele argumenta que hoje não se pode ser missionário espiritano sem um compromisso concreto nestas áreas que desafiam a nossa fraternidade, tal como é desenvolvida e compreendida pelo Papa Francisco nas suas Encíclicas ‘Laudato Si’ e ‘Fratelli Tutti’.
O último Capítulo Geral dos Missionários Espiritanos, realizado em Bagamoyo – Tanzânia, em outubro de 2021, deu um selo de autenticidade às intuições do P. Tony, na medida em que colocou os valores intrínsecos da Congregação novamente no centro da reflexão e do discernimento dos Capitulantes. De facto, no capítulo sobre a missão, o Documentos Final de Bagamoyo afirmou que as prioridades da missão espiritana deveriam estar em consonância com uma leitura criativa dos sinais dos tempos, à luz do nosso carisma, e com uma abordagem sinodal/colaborativa. Devem incluir a missão com os jovens (tendo em conta o mundo digital emergente), os marginalizados, os novos pobres urbanos, os migrantes e o respeito pela ecologia. Fica também claro que o diálogo inter-religioso é parte integrante da missão espiritana no mundo de hoje.
Inquestionavelmente, uma vez que Roma é o ‘centro geográfico’ deste livro do P. Tony Neves, como um coração do qual corre o sangue que rega todo o corpo que é a Igreja, o Papa Francisco é a figura simbólica. Um Papa que decidiu mobilizar a Igreja para as periferias, uma realidade missionária muito espiritana, para lembrar ao mundo que Jesus era um homem da periferia, e é verdadeiramente lá que a Igreja tem o seu encontro marcado com o futuro e com a história.
Escrito num estilo simples e claro, este é um livro para todas as pessoas que são apaixonadas pela missão, a começar pelos membros da Família Espiritana. Esperamos que as reflexões contidas nestas páginas sirvam de impulso e encorajamento a todos os missionários do Evangelho.