Norberto da Conceição Cristóvão, filho de Francisco Caramelo Cristóvão e de Filomena Pereira Cardoso, nasceu a 9 de agosto de 1932, em Freineda, concelho de Almeida, distrito da Guarda.
Terminada a escola Primária, na sua terra natal, em julho 1944, Norberto e seu pai Francisco escreveram ao P. José da Fonseca Lopes, então Diretor do Seminário de Godim, para pedir a sua entrada na Congregação e foi admitido.
Entra no seminário de Godim, a 10 outubro de 1944, e segue a sua formação nas diferentes casas de formação da Província: Fraião, Silva e Torre d’Aguilha.
Norberto era de uma família cristã humilde; vivia-se os tempos da segunda guerra mundial e seus pais sacrificam-se para poder responder pelo encargo dos 7 filhos.
A 19 de março de 1950, no Fraião, Norberto recebe o hábito religioso e faz o Ato de Oblação (entrega da sua vida à Congregação).
Em 1951, faz o Noviciado na Silva e a profissão religiosa a 8 de setembro de 1952.
Terminados os seus estudos teológicos, é ordenado sacerdote, no Seminário da Torre d’Aguilha, a 20 de setembro de 1958.
Para completar os seus estudos em pastoral, faz uma breve passagem na Universidade de Salamanca, Espanha.
A 5 de julho de 1959, novamente em Portugal, faz a sua Consagração ao Apostolado e é nomeado para Angola, onde trabalha 17 anos. Primeiramente nas missões do Mungo, Cuando, Chicuma e na Paróquia da Sé do Huambo.
Em 1969, é nomeado para a Missão da Bela Vista, onde permanece 6 anos.
Em 1975, é nomeado Pároco de Vilarouco, onde ficará pouco tempo, porque é chamado a regressar pelo Superior da Província de Portugal.
Na Província desempenhou várias funções: em 1977, professor no Seminário de Godim; em 1978, é nomeado para a animação missionária em Coimbra; em 1982, para a animação missionária em Viana do Castelo; em 1985, trabalha como professor de Religião e Moral na sua terra natal; em 1988, volta para a Animação Missionária no Porto; em 1990, é transferido para o Fundão, para o ministério pastoral e professor de Religião e Moral na Escola Secundária local; em 1991, é nomeado para a comunidade de S. Brás de Alportel e, em 1992, é nomeado Secretário Provincial. Em Lisboa, colabora na pastoral da Basílica da Estrela.
Em 1995, é novamente nomeado para S. Brás de Alportel e, em 1996, é nomeado capelão do hospital distrital de Viana do Castelo e responsável da pastoral de saúde de Viana do Castelo.
Em 2004, faz um ano sabático ajudando os confrades do Canadá e da África do Sul.
Em 2005, é nomeado para o Fraião e colabora na pastoral paroquial de Nogueira.
Em 2008, é transferido para Godim onde colabora na pastoral paroquial e, em 2009, é novamente nomeado para Viana do Castelo.
Com a suspensão da comunidade espiritana de Viana, em fevereiro de 2020, o P. Norberto vem para o Fraião e fica a residir no Lar Anima Una.
Sobre a sua missão, o P. Norberto disse que guardou saudades do tempo de Angola, porque foi o lugar em que melhor sentiu realizado o seu sonho missionário; escreve em 2023:
“Os trabalhos de que mais gostei foram aqueles que mais dificuldade tive em aceitar: a Basílica da Estrela e o Hospital de Viana do Castelo. O primeiro pelo facto de se tratar de uma paróquia exemplarmente estruturada, o segundo por sentir, aquando do convite, que não estaria preparado, no entanto (…) reconheço ter-me aí sido proporcionada uma ocasião de aprendizagem profunda, tendo a felicidade de encontrar uma adaptação completa no trabalho, quer com doentes, quer com o pessoal de serviço.”
O Senhor da Vida chamou-o a si na manhã do dia 22 de fevereiro de 2025.
O P. Norberto tinha 92 anos de idade e 73 de vida religiosa espiritana. Rezamos para que o Senhor da Messe receba o seu fiel servidor no Seu Reino Celestial.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo,
Para sempre seja louvado e Sua mãe Maria santíssima.