Francisco Sanches Oliveira Cardoso, filho de Gregório Sanches Cardoso e de Alexandra Pereira de Oliveira, nasceu a 7 de janeiro de 1943, na freguesia de São Miguel Arcanjo, concelho de Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Aos 11 anos, terminou a escola primária e não pode continuar a estudar porque a sua família não tinha posses.
Quando o Francisco Cardoso tinha 17 anos, continuava sem estudar. Fez um pedido formal para ser admitido na Congregação. Os missionários espiritanos que trabalhavam em Cabo Verde reconheceram as virtudes do candidato e facilitaram a sua viagem de barco para Lisboa, onde chegou em setembro de 1961. Começou por ser acolhido no seminário espiritano de Viana do Castelo e seguiu os seus estudos passando pelas diversas casas de formação, com colegas, que na sua grande maioria, eram bem mais novos do que ele.
Em 1969-70 faz o noviciado na Silva e professa a 8 de setembro 1970.
De 1971 a 1972 é nomeado professor e membro da equipa de Formação no seminário espiritano da Régua.
Em 1973 prossegue os seus estudos teológicos no Seminário da Torre d’Aguilha. Terminada a sua formação inicial, regressa à sua terra natal e é ordenado sacerdote a 8 de agosto de 1976, em São Miguel Arcanjo, Cabo Verde. Depois disso, foi em Cabo Verde que viria a dedicar a maior parte da sua vida missionária.
De 1976 a 1978 é professor no seminário diocesano da cidade da Praia, Cabo Verde.
Em 1976, assume também o trabalho de Vigário Paroquial de São Miguel Arcanjo e em 1978 é nomeado pároco de São Salvador do Mundo, em Cabo Verde.
Em 1978, é nomeado assistente nacional do movimento de ação católica, em Cabo Verde, e secretário do Conselho Presbiteral, entre 1979 e 1984.
Nos anos 90, o P. Francisco Cardoso desempenha várias funções ao serviço da diocese e do grupo espiritano de Cabo Verde: vice-presidente do movimento de leigos da diocese; presidente do secretariado da família; membro do tribunal eclesiástico da diocese; vice-presidente da comissão de liturgia; conselheiro e primeiro assistente do Superior Principal dos Missionários do Espírito Santo.
Em 2007, o P. Francisco Cardoso deixa a paróquia de São Salvador do Mundo, de Cabo Verde, e vem para Lisboa, onde começa por fazer um ano sabático e opta por ficar na Província Portuguesa.
Em 2009, é nomeado para a animação missionária em Godim e, em 2011, é nomeado para o mesmo trabalho a partir da comunidade espiritana da Estrela, em Lisboa.
Em 2014, integra a equipa formativa do I Ciclo no CVE (Centro Vocacional Espiritano), em Braga, cargo que desempenha juntamente com o de Ecónomo de comunidade de Braga, até 2017.
Em 2017, é nomeado para Mértola e, em 2019, é nomeado para colaborar nas atividades pastorais da comunidade da Torre d’Aguilha.
Depois de algum tempo em que a sua saúde se foi fragilizando devido a um problema oncológico, a 21 de agosto 2023, o P. Francisco foi internado na Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, onde viria a falecer a 25 de setembro de 2023.
Damos graças ao Senhor pelo testemunho de fidelidade e de fraternidade espiritana que o P. Cardoso viveu. Damos graças ao Senhor também pelo testemunho de boa disposição e resiliência que demonstrou nos momentos de sofrimento, sobretudo nos últimos meses em que a sua saúde se fragilizou. Pedimos para que o Pai do Céu o tenha junto de Si, e recompense o seu fiel servidor.
Ó Maria, rainha das missões,
Dai-nos muitos e santos missionários.
Meu cunhado irmão meu obrigado por ter conhecido no meu peito carego amizade confianca conselhos recordações boas e tu permanece vivo no meu coração o Ceu esta de festa por te recer que a sua alma descance na paz na gloria de Deus meu muito obrigado