Amazónia
“Rádios Educativas”
O projeto “RÁDIOS EDUCATIVAS” será implementado no Brasil, mais concretamente na Diocese de Ponta de Pedras, no Estado do Pará. A Diocese de Ponta de Pedras é composta por seis municípios, nos quais estão presentes 7 paróquias, e no seu total estes municípios compreendem mais de 150.000 habitantes.
As características do arquipélago do Marajó infundem no projeto uma relevância maior, tendo em conta a insularidade das mais de 2500 ilhas e ilhotas que compõem este arquipélago.
O Arquipélago do Marajó é o maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo, banhado por águas fluviais do rio Amazonas e do rio Pará, e por águas do oceano Atlântico e nele habitam mais de mais de meio milhão de habitantes. A especial importância das rádios para estas comunidades está determinada pela geografia da região. As quatro rádios abrangidas pelo projeto estão localizadas na bacia hidrográfica do Tocantins, com muitos rios de planície, muito caudalosos e propícios à navegação, o que faz com que a população se tenha fixado em várias comunidades ribeirinhas do interior. Uma vez que a locomoção para as cidades é feita obrigatoriamente de barco, existem muitas comunidades de acesso limitado. É nesse sentido que a rádio se torna num elemento muito importante para o dia-a-dia dos seus habitantes, para a sua formação, informação e para a coesão das comunidades.
A Diocese de Ponta de Pedras situa-se na região oriental/sul do arquipélago Marajó e a grande maioria da sua população é humilde. O Marajó é considerado a região mais pobre de todo o Estado do Pará e uma das mais pobres de todo o país. Alguns dos seus municípios destacam-se nos dados estatísticos do governo federal como possuidores do menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, sendo que o próprio estado do Pará se encontra no 24.º lugar no IDH do Brasil (em 26 estados) (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Pnud Brasil, Ipea e FJP, 2020).
A Igreja Católica tem uma grande presença missionária nesta região da Amazónia, desde há muito tempo. A Diocese de Ponta de Ponta de Pedras, em particular, através dos seus Pastores, agentes de pastoral e lideranças das pastorais, dos movimentos e serviços eclesiais, tem protagonizado uma fecunda ação evangelizadora, demonstrando especial solicitude social e pastoral junto do povo marajoara. Desde o início desde século esta Diocese tem usado a rádio como um dos instrumentos privilegiados de comunicação, de formação e evangelização nas zonas urbanas e rurais, principalmente para as populações mais longínquas dos rios, campos e matas.
Estas Rádios atuam no sentido de sensibilizar e formar a população marajoara em questões sociais prioritárias como a saúde, a educação, a cultura, a conscientização política, as substâncias que causam dependência, bem como de forma transversal, procuram criar cidadãs e cidadãos com uma consciência global, promovendo os valores evangélicos como forma de vida.
Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento das quatro rádios educativas existentes – Rádio Magnificat, Rádio Itaguary, Rádio São João e Rádio São Francisco – que, devido às características geográficas da região, são essenciais para a comunidade, servindo-a em três diferentes vertentes. Por um lado, as rádios têm uma função informativa e formativa, oferecendo notícias, informação municipal, informações sobre agricultura e pesca, educação, saúde ou cultura, o que se revelou muito útil desde o início da pandemia pois ajudou na consciencialização e formação dos cidadãos no relativo às medidas de prevenção e higiene frente à Covid-19. Por outro lado, estas emissoras ajudam na comunicação entre as vilas e entre as famílias, sendo usadas para dar notícias sobre acontecimentos familiares, para marcar encontros ou até para dinamizar campanhas de solidariedade para as famílias mais vulneráveis. Uma terceira vertente é a da evangelização e da sensibilização para diferentes questões da atualidade, ajudando os ouvintes a formar uma conscientização sociopolítica e desenvolver a sua formação cristã e evangélica no seu dia-a-dia.
Objetivo geral
Apoiar a missão socioeducadora e cultural das rádios da Diocese de Ponta de Pedras.
Objetivo específico
Promover a formação da população marajoara da Diocese de Ponta de Pedras através da aquisição e renovação dos equipamentos e infraestruturas das rádios, e de outras medidas visando a sua sustentabilidade.
Grupo-alvo
O público-alvo do projeto são os habitantes das ilhas do Marajó, em particular, as comunidades rurais do interior. Estas comunidades são de difícil acesso, apenas por barco e cujas linhas de comunicação (telefónica e internet) são inexistentes na maior parte dos casos. A rádio acaba por ser o único meio de comunicação disponível. Os seis municípios no seu conjunto abrangem mais de 170.000 pessoas, potenciais beneficiários do projeto.
Atividades
- Ampliação do impacto da radiofrequência das rádios Magnificat, Itaguary, São João e São Francisco, através da manutenção das antenas, da aquisição de equipamentos adicionais e da melhoria das infraestruturas;
- Promoção da sustentabilidade das Rádios através da construção e equipamento de 5 espaços comerciais em Ponta de Pedras;
- Potencialização dos espaços formativos das Rádios através da construção e equipamento de 1 auditório polivalente e 2 quartos de apoio (incluindo WC) em Ponta de Pedras.
- Reciclagem formativa dos colaboradores e voluntários vinculados às rádios educativas através da implementação de um programa formativo.
Objetivo económico das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana