A “Ponte” é um projeto de Voluntariado Missionário de Curta Duração, desenvolvido pelo movimento juvenil católico “Jovens Sem Fronteiras” (JSF), em parceria com a Congregação “Missionários do Espírito Santo” (CSSp) e a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) “Sol sem Fronteiras” (Solsef).
Porquê Ponte? As pontes unem duas margens diferentes, através do mesmo caminho. O projeto “Ponte” une o nosso país e cultura a um outro país de língua oficial portuguesa. Assim, durante o mês de agosto, um grupo de JSF, vindos de várias zonas do país, parte em direção a esse país, com o intuito de responder às necessidades de uma determinada região, através da realização de trabalho missionário. É uma forma de “estar perto dos que estão longe”, mas “sem estar longe dos que estão perto” e acompanham de alguma forma o desenvolver deste projeto.
Devido à pandemia a Ponte 2020 que se realizaria na Amazónia sofreu um adiamento e teve uma mudança de local. Agora o novo local é São Paulo. “Vida e missão neste chão” continua sendo o nosso lema, mesmo mudando o local, pois a missão é a mesma, quer na Amazónia, quer em São Paulo.
Este projeto visa a construção de um mundo melhor, com igualdade de oportunidades, onde o desenvolvimento humano sustentável e a dignidade humana e cristã da pessoa é respeitada e potenciada.
P. Vítor Ferros
Grupo Ponte 2020+1
Projeto Ponte São Paulo 2020+1
O projeto Ponte 2021 será em São Paulo, no Brasil, com a participação de 7 elementos dos Jovens Sem Fronteiras e um padre espiritano. O facto de podermos dar esta notícia é um momento de alegria e esperança de que a missão pode e deve ocorrer em tempos incertos.
Esta edição do projeto ponte é a mais longa de que existe registo, tendo o seu início em 2019 com a candidatura e seleção dos elementos dos Jovens Sem Fronteiras, quando o grupo começou a idealizar e concretizar o projeto que se realizaria na Amazónia – Brasil.
Escolhemos como lema “vida e missão neste chão” inspirados pelo povo amazonense e o seu respeito pela terra, animais e os seus habitats. Contudo, em março de 2020, Portugal é afetado pelo COVID tal como o resto do mundo. Apesar das incertezas, o grupo manteve o plano de formações e encontros. O mês de agosto 2020 chegou e tivemos que adiar o projeto para agosto 2021.
Este ano extra foi de adversidades, receios e dúvidas, mas o apoio que o grupo recebeu do movimento JSF, dos Missionários Espiritanos e da Sol sem Fronteiras foram fundamentais para manter acesa a chama da missão em cada um. Quando a força ou esperança parecia esmorecer, a oração e a partilha entre nós fazia-nos ganhar novo fôlego.
Em maio o grupo recebe com um misto de emoções a confirmação que o projeto iria realizar-se, mas seria mudado da Amazónia para São Paulo, também no Brasil.
Durante o mês de agosto o grupo irá ficar numa favela de São Paulo, na Paróquia de Santa Teresa de Calcutá, onde irá cooperar com a comunidade na construção desta nova paróquia que foi fundada durante a pandemia. Teremos a oportunidade de, junto do Padre Elson, responsável pela paróquia, descobrir esta comunidade e partilhar vivências e experiências. Para além desta comunidade, também estaremos na Favela Vila Prudente, com o Padre Assis. Durante uma semana iremos participar nas atividades comunitárias.
O caminho foi longo, mas o amor da missão deu-nos a resiliência para continuar a caminhar e seguir firmes rumo ao Brasil, ao encontro do outro, pois “estar perto dos que estão longe” está na nossa génese JSF.
Gabriela Loureiro
“Sente e Protege”, “Ama e Cuida”, “Caminha e Constrói”
Três sacos ecológicos à escolha. Adquira o seu por 3,00 € e ajude a construir esta ponte missionária.
Mais informações: www.solsef.org | info@solsef.org | +351 960 225 472