Nas redes sociais, encontramos uma série de desenhos sobre a vida de Jesus em tempo de pandemia, nomeadamente uma videoconferência aquando da última ceia. Peca esta última pela falta de realismo, pois todos os apóstolos estão presentes e todos sabemos que neste tipo de reuniões online falta sempre alguém. Porém, o nascimento de Jesus foi o que me despertou mais interesse, pois enquadra-se obviamente neste mês de dezembro.
Para irmos diretos ao assunto, Natal é mesmo à prova de bala de qualquer plano de contingência relativamente ao COVID-19. Dúvidas? José e Maria saem do concelho de residência? Vão da Galileia para a Judeia, mas têm autorização já que o recenseamento foi solicitado pelos serviços do Estado. Eventos de ordem política são para manter.
Não encontram hotel para pernoitar? Tendo em conta o contexto económico de Belém, a maior parte da rede hoteleira está encerrada ou com serviços mínimos e se estiver organizado um grande prémio de corrida de burros, ou algo do género, ficam as escassas camas rapidamente lotadas.
Encontram pousada numa estrebaria? As regras da DGS não se aplicam aos estábulos e de todas as formas, é um espaço bem ventilado. Jesus nasce numa manjedoura? A manjedoura nunca foi usada por outra pessoa logo, mesmo sem desinfeção prévia, não temos riscos de contaminação cruzada.
O Anjo anuncia o nascimento de Jesus aos Pastores? Um anjo, pela sua natureza, não implica riscos ligados à disseminação de gotículas respiratórias nem a qualquer contacto com superfícies ou objetos contaminados com o vírus. Acrescenta-se que no céu não existem casos confirmados. Logicamente, o contágio não contempla a alma.
Jesus é visitado pelos Pastores? Por altura da comunicação do anjo eles estão em trabalho (o teletrabalho é árduo na área pecuária) e basta assim que eles se desloquem para junto do Deus menino, acompanhados pelas suas ovelhas. Isto mesmo se esta mudança se realizar num fim-de-semana depois das 13h, no caso da Judeia ser considerada concelho de risco. Uma nota para os mais rigorosos: os pastores vivem juntos e José, Maria e Jesus fazem parte do mesmo agregado familiar. Não vá a sagrada família contrariar as normas de agrupamento e distanciamento social.
Jesus é visitado pelos Reis Magos? Nada complicado, os pastores entretanto saíram, e os reis magos, tendo em conta a distância para Belém, respeitaram o isolamento profilático. Aquando da visita a Herodes, podem fazer o teste e dando negativo, seguir a sua viagem até Jesus. As prendas são desinfetadas à entrada e não há contacto com a criança.
É claro que todas as personagens acima citadas usam máscara cirúrgica ou FFP2 (vamos dar um desconto para o recém-nascido) e acredito que alguns até utilizaram viseira. E assim, louvaram a Deus com seus cuidados, com suas ofertas, com suas orações.
Não há pandemia que impeça de celebrar o Natal, porque o Natal é mais que um simples toque, é um toque do coração…e o coração não conhece distanciamento, confinamento ou mesmo recolher obrigatório.
O Natal não é diferente este ano, é o mesmo de sempre, o mesmo de há 2020 anos. É o encontro com Jesus, Deus que se fez Homem.
Natal é todos os dias e desde que queiramos estar com Ele, é Natal… sempre Natal…