É com pesar, mas também com grande confiança no Senhor da vida e da missão, que comunicamos o falecimento do nosso confrade espiritano, o P. Macedo Lima, ontem, dia 6 de agosto, no Seminário da Torre d’Aguilha, em S. Domingos de Rana.
O P. Macedo Lima nasceu em 10 de maio de 1933, em Teixeiró, Baião, na diocese do Porto. Formado na congregação do Espírito Santo, fez a sua profissão religiosa em 8 de setembro de 1952, tendo sido ordenado presbítero 5 anos depois, em 21 de setembro de 1957.
Com uma licenciatura canónica em Sagrada Escritura, realizada em Roma em 1958, o P. Macedo Lima tem um longo percurso de vida apostólica espiritana, sempre em serviço dedicado à Igreja e à congregação. Marcou numerosos cristãos, leigos e religiosos, pelo seu testemunho e pela sua intensa atividade de formação académica e espiritual. Foi assistente e diretor espiritual de diversos movimentos e institutos da Igreja, onde foi deixando a sua marca de homem de Deus e de entrega à missão.
Dedicou-se ao ensino, tendo sido professor de Sagrada Escritura no Instituto Superior Missionário do Espírito Santo e Reitor no seminário da Torre d’Aguilha, em S. Domingos de Rana, a partir de 1965. Dos inúmeros compromissos missionários que foi assumindo, destaca-se também o de animador missionário (1969, em Lisboa), o de conselheiro provincial (1970), secretário provincial (1975), Superior da Comunidade Provincial, na Estrela (1976), secretário geral da CNIR (1980). As suas últimas décadas foram vividas na Torre d’Aguilha, onde desempenhou diversos cargos ao serviço da comunidade, das paróquias da região e de diferentes institutos de vida consagrada.
O Senhor chamou este se dedicado servo na noite de 6 de agosto de 2020, depois de mais de 87 anos de vida cristã e de um longo caminho de dedicação à missão. Com ele e por ele rezamos ao Senhor da messe, dando graças a Deus por esta vida e pelo seu testemunho.