Neste Ano Missionário que estamos a viver, de outubro de 2018 a outubro de 2019, a LIAM – Liga Intensificadora de Ação Missionária propôs-se realizar o DIA NACIONAL MISSIONÁRIO, em jeito de peregrinação e festa missionária, aproveitando esta ocasião para dar graças a Deus pelos seus 82 anos de existência em favor da missão.
Assim, no dia 28 de abril, a LIAM peregrinou ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, para celebrar o Dia Nacional Missionário. Estiveram presentes muitos liamistas de quase todo o país. Uns vindos da zona de Viana do Castelo e Ponte de Lima, acompanhados pelo Pe. José Carlos. Outros da zona de Braga e Barcelos, acompanhado pelo Pe. Tiago Barbosa. Outros ainda e em grande número da zona de Lisboa, Santarém, Setúbal, Leiria, acompanhados pelo Pe. Nuno Rodrigues.
A festa teve início com a celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Tiago Barbosa, assistente nacional da LIAM, o qual nos convidou a renovar o nosso encontro pessoal com Cristo, a pormo-nos ao Seu serviço, lembrando-nos que nós somos testemunhas de Cristo e que não podemos ficar parados, pois temos o dever e o direito de transmitir aos outros que a vida com Cristo Ressuscitado tem pleno sentido e este é o caminho para a felicidade, em doação e serviço alegre e generoso.
Depois da Eucaristia, seguiu-se o almoço de confraternização no restaurante NordPark. Aqui, fomos brindados com a atuação do Grupo Etnográfico da Nazaré, que nos encantou a todos, com as suas danças e encenações, relacionadas com a faina e vida do mar. E, para terminar, tivemos a presença do grupo de Jovens “Mensageiros da Fé”, de S. Martinho do Porto, que nos ofereceram uma actuação musical com cânticos de mensagem, enchendo-nos de alegria e entusiasmo missionários.
Valeu a pena o esforço que fizemos para participar. Foi um dia de comunhão com Cristo e com os irmãos. Em jeito de despedida, o P. Nuno dirigiu uma mensagem a todos: “Conservai o fervor do Espírito Santo! E não esqueçam: ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão. Sempre atuando Mais e Melhor’!
Lúcia Dias, LIAM dos Pousos