O Sr. Padre Lapa, missionário espiritano, juntamente com as Irmãs D. Maria da Natividade e D. Maria de Jesus, iniciaram a animação missionária na paróquia da Lavra, em Matosinhos, a 15 de agosto de 1963, tomando como padroeira Nossa Senhora da Assunção. As Irmãs realizaram, na sua própria casa, muitos encontros de formação e retiros para jovens, deixando a sua marca de grande generosidade e amor ao próximo. O pároco de então, o Padre Manuel Domingos da Silva Lopes – que foi pároco de Lavra durante 47 anos – acolheu com agrado e entusiasmo a formação deste novo grupo missionário na comunidade.
A Irmã D. Maria da Natividade ficou como madrinha do grupo durante longos anos. A forte relação com os Missionários do Espírito Santo está também muito relacionada com a ordenação do Padre Altino Fafiães, Missionário do Espírito Santo.
Atualmente, o grupo é constituído por cerca de 25 elementos, que participam nas reuniões mensais, para oração e formação missionária. Também colaboram na venda da editorial, em campanhas missionárias e na Infância Missionária, com a catequese. Atualmente, é o único grupo da LIAM existente na Vigararia de Matosinhos.
O aniversário do grupo no último sábado do mês de Outubro, por ser o mês dedicado às Missões.
Deverão corrigir o título deste artigo para “LIAM em Lavra…”
A palavra Lavra não é do género feminino.
Como exemplo: Lisboa, Santarém, Coimbra, etc.