No dia 15 de outubro, o Hipódromo de Cascais transfigurou-se numa belíssima catedral onde D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, ordenou mais um espiritano: o João Paulo Freitas. Estiveram presentes numerosos espiritanos e alguns sacerdotes originários da paróquia de Cascais.
Nem o calor afastou as gentes desta Eucaristia campal cujo altar foi o mesmo da Eucaristia presidida pelo Papa Bento XVI na praça do Comércio, em Lisboa.
O P. Nuno Coelho, prior, foi incansável, bem como a sua grande equipa – composta sobretudo de jovens – que tudo preparou com qualidade e eficiência, desde a celebração litúrgica até ao almoço de confraternização.
Nascido na Baixa da Banheira, na diocese de Setúbal, foi em Cascais que o P. João Paulo deu os primeiros passos na sua vida espiritual e começou a escutar a voz de Deus. Na sua caminhada de fé e vocação foram determinantes os testemunhos do seu pároco de então e dos seus avós. Impressionado pela dedicação do seu pároco, sentiu o apelo a levar a alegria do Evangelho além fronteiras.
O João Paulo fez o seu percurso de formação com os espiritanos em Portugal, fez o noviciado em França e outras experiências missionárias no Brasil e em Cabo Verde. Mas a grande paixão da sua vida é Angola, onde fez estágio missionário e foi ordenado diácono. É para lá, para a missão de Kalandula, na Diocese de Malanje, que vai voltar em breve, na sua nomeação missionária. Juntamente com o P. Manuel Viana, em Angola há 50 anos, continuará a cuidar de uma missão com 140 comunidades e uma escola com 1700 alunos para dirigir. Uma missão esgotante, mas que enche de alegria.
A Congregação, neste jubileu dos 150 anos, está grata a quantos fizeram deste domingo em Cascais, um momento forte de Missão. Parabens João Paulo, força e coragem e bom regresso a Angola!
[fts_facebook type=album_photos id=407077612753560 posts=26 title=no title_align=left description=yes words=45 popup=yes album_id=1290074881120491 image_width=250px image_height=250px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=yes hide_comments_popup=no]