Desde 1977, no México, que a Igreja Latino americana realiza uma caminhada de animação, reflexão, mas sobretudo de conversão missionaria. Desde esse ano, tem-se celebrando, a cada quatro anos, um Congresso a nível da Igreja Latino Americana. 4 Congressos depois, S. João Paulo II convidou a Igrejas dos Estados Unidos e do Canadá a juntarem-se a este caminhar missionário. Assim, já se realizaram 4 CAM (Congresso Americano Missionário). O próximo vai-se realizar em Julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra. Será sem dúvida uma experiência muito rica de vivência eclesial.
Na dinâmica de preparação para o Vº CAM, a Igreja na Bolívia, através de várias atividades, continua a sua preparação, não só na questão logística, mas sobretudo a incentivar a que toda a Igreja viva esse momento como um momento de impulso do Espírito Santo. Uma das iniciativas é a visita da Cruz Missionária a todas as Paroquias da Bolívia. Esta Cruz é uma réplica da Cruz que os Missionários Jesuítas Colocavam no centro das praças, nas reduções indígenas. Ela é o símbolo do V CAM, que lembra a cada batizado o ardor e o zelo missionário que aqueles homens tiveram para atravessar as barreiras físicas e levar o Evangelho a esta terra então desconhecida por eles. Assim, a Igreja Americana faz eco do impulso missionário que o Papa Francisco que dar a toda a Igreja Universal.
Depois de celebrar, em 2016, o Encontro Missionário ao nível das Dioceses, este ano celebrou-se, de 10 a 14 de Outubro, o VIIº Congresso Missionário Nacional, em Sucre, Capital da Bolívia. E teve como tema “O Evangelho é Alegria! Anuncia-o!”. Foi uma experiência de muita comunhão e compromisso missionário para todos os 1500 participantes, que representavam as 18 dioceses da Bolívia. As conferencias realizadas durante o congresso tocaram temas importantes do Instrumentum Laboris do Vº CAM, destacando-se a confêrencia sobre as Bem-aventuranças como paradigma da espiritualidade missionária e sobretudo como método de evangelização. Ditosos, não é uma alegria qualquer. A Alegria do Evangelho é uma alegria que é a prova de morte. É ressurreição e vida. E, no centro desta espiritualidade, está a misericórdia que, segundo S. Mateus, é o centro das Bem-aventuranças.
Os diferentes Workshops ajudaram a refletir sobre diferentes realidades da missão da Igreja na Bolívia e em todo o continente Americano. Um continente tão rico e diverso, mas ao mesmo tempo tão sofrido e injustiçado. Desde a ecologia, o ecumenismo, os meios de comunicação, a família e a educação foram diversos os temas refletidos.
O Congresso tentou despertar os participantes para a missão da Igreja em geral, mas a dimensão Ad Gentes esteve bem presente, não só pela presença de missionários vindos de vários países e continentes, mas também pela reflexão nos Workshops sobre a dimensão missionária para além das fronteiras da Bolívia. Fez-se sentir bem a necessidade da Bolívia se abrir a missão Universal da Igreja, e conseguirmos dar da nossa pobreza. Assim nos enriqueceremos como Igreja. Um dos objetivos da Igreja Boliviana é que no final do Vº CAM seja enviada uma equipa missionaria para uma missão Ad Gentes. Que o Espirito Santo ajude a Igreja Boliviana a abrir-se à missão e cantar com alegria como diz o cântico: Sou Feliz… a Alegria está no Dar!
P. Márcio Asseiro