Liturgia

  • QUINTA-FEIRA da semana III

    Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Jer 7, 23-28; Sal 94 (95), 1-2. 6-7. 8-9 Ev Lc 11, 14-23 * Pode [...]

Senhor, ensina-nos a orar

Reflexão sobre a liturgia do 30º Domingo. Tal como os discípulos, também nós precisamos de pedir ao Senhor Jesus não que nos ensine orações, mas que nos ensine a rezar.

As alavancas da vida

Assentemos a nossa vida e ação na oração e meditação da Palavra de Deus: só com tal alicerce será sólida a construção da nossa vida!

Para uma vida agradecida

Vidas verdadeiramente agradecidas são aquelas que, reconhecendo os constantes e contínuos dons com que Deus nos cumula, nos levam a viver em gratuidade, sem calcular os sorrisos que distribuímos, a delicadeza e atenção que a todos prestamos, sem regatear a disponibilidade para...

O silêncio de Deus

27º Domingo do Tempo Comum. Na via sacra da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco afirmou: «Onde está Deus, se no mundo existe o mal, se há pessoas famintas, sedentas, sem abrigo, deslocadas, refugiadas?...»

Têm Moisés e os Profetas

Às portas do mês de Outubro, mês do Rosário e mês missionário, que a Rainha das Missões nos ajude a sermos cada vez mais ‘Moisés e Profetas’, isto é, missionários, autênticos e credíveis!

A idolatria da riqueza

Qual é o estilo de vida “bom e agradável aos olhos de Deus” e que o Senhor hoje nos convida a abraçar?

Ícones da misericórdia

Temos de reconhecer ainda que é muito mais fácil termos gestos de misericórdia, do que sermos “misericordiosos como o Pai”, isto é, do que termos um coração misericordioso ao jeito de Jesus. Também para nenhum de nós será difícil reconhecer pessoas, situações e relações em que...

Está na hora!

Não queiramos, pois, construir o edifício da nossa eternidade com mero fogo de vistas, nem com fogachos de entusiasmo que se esfumam na curva do primeiro obstáculo, mas alicerçados nesta opção exigente do seguimento de Jesus, com ponderação e perseverança!

Proximidades

O texto da Carta aos Hebreus, escutado neste domingo, é um convite a tomarmos consciência da diferença que existe entre ‘estar perto’ e ‘estar próximo’. Se, no primeiro, a distância física é o critério determinante, em ‘estar próximo’ prevalece o tipo de relação que se...

Estreita é só a entrada

«Hão-de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa do reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos»