A paróquia de Vitorino de Piães, a 26 de agosto, celebrou os 50 anos do núcleo da L.I.A.M.. Este marco festivo de Bodas de Ouro contou com a presença de todos os núcleos que pertencem à diocese de Viana do Castelo.
Foi uma bonita celebração paroquial. Teve um tríduo de preparação animado pelos padres missionários Edward, Tiago e Raúl Viana. Este último é natural desta paróquia e, actualmente, encontra-se em missão em Moçambique.
Um facto curioso e que mostra bem o espírito missionário desta paróquia é a feliz coincidência deste aniversário com os 50 anos de vida missionária em Angola do Pe. Manuel Viana, natural também ele desta paróquia. Há pouco tempo, ele tinha celebrado os 50 anos de vida sacerdotal e este ano celebra 50 anos de missão em Angola. Toda a sua vida tem sido dedicada a Angola, e a LIAM em Vitorino de Piães nasceu devido a este facto. Tendo este filho missionário, a paróquia não quis ficar indiferente e assumiu a dimensão missionária como algo central e importante na vida paroquial.
E estes 50 anos evocam não só os 50 anos de presença da LIAM nesta paróquia, mas sobretudo 50 anos de comunhão e sintonia com a missão e, de um modo especial com a missão que o Pe. Manuel Viana assumiu, permanecendo lá, apesar da guerra, da fome, da falta de tudo, mas estar ao lado e com os mais desprotegidos.
Celebrar 50 anos de actividades missionárias e de dinamismo missionário não é só evocar uma história passada, mas abrir novos horizontes e numa actitude de acção de graças dar a oportunidade que uma nova esperança nasça e seja sinal visível da presença do nosso Deus.
Muito obrigado LIAM de Vitorino de Piães e muito obrigado pe Manuel Viana pelo seu testemunho, na simplicidade e na bondade de levar ao mais desprotegido o Deus de Jesus Cristo e com ele promover o desenvolvimento humano e espiritual.
P. Tiago Barbosa