S. Paio de Antas, em Esposende uniu-se para prestar homenagem ao conterrâneo P. Adélio Torres Neiva. Sete anos depois da morte deste missionário e historiador, a Paróquia convocou o povo para um fim de semana cheio de Missão.
A noite de sexta feira foi marcada pela Vigília Missionária dos jovens. Sábado acolheu três momentos celebrativos. No início da tarde teve lugar a Catequese Missionária com crianças e adolescentes divididos em três grupos etários, com o apoio de Missionários e Missionárias do Espírito Santo. A Eucaristia vespertina, presidida pelo P. Tony Neves, provincial dos Espiritanos, contou com a animação das crianças da Catequese. Na homilia, foi evocada a figura do homenageado, um homem de Deus e da Cultura, uma pessoa sempre feliz. Concelebraram, além do P. Brito (pároco), os Espiritanos Padres Domingos, Ernesto e Aristides Neiva (familiares), Eduardo Miranda, José Castro, Tarcísio Moreira e Hugo Ventura.
A noite concluiu-se com a Sessão Solene de Apresentação da obra ‘Parábolas da outra Margem’ onde estão reunidas 177 parábolas escritas ou re-escritas pelo P. Torres Neiva. São textos de bela literatura com muito humor e uma mensagem de vida feliz. Na mesa estiveram representadas a Paróquia (grande promotora do evento), os Espiritanos, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e Raul Saleiro que apresentou a obra. Numa sala cheia, foi evocada a figura impar deste Missionário Espiritano.
O domingo foi marcado pelas Eucaristias celebradas na Igreja Paroquial por Espiritanos. Sendo o I Dia Mundial dos Pobres e dos Seminários, tornou-se fácil lembrar a vida e Missão do Padre Torres Neiva, alguém que fez uma opção clara pelos mais pobres.