O P. Manuel Durães Barbosa faleceu na madrugada do dia 12 de janeiro no Seminário da Silva, em Barcelos. Nascido há 77 anos em Salvador do Campo, Barcelos, era Missionário do Espírito Santo. Foi ordenado em 1966, tendo dado parte da sua vida à Formação de futuro Missionários, seja no Fraião, seja na Silva onde foi diretor.
A administração da Província Portuguesa dos Espiritanos também ocupou parte da sua vida: foi Vice-Provincial de 1979 a 1982, encarregado do sector da Formação Espiritana. Seria eleito Superior Provincial em 1982, cargo que desempenhou até 1988, seguindo-se uma reciclagem em Roma para estudos.
1989 marca um nova fase da sua vida Missionária, partindo para o Brasil, sendo Missionário nas periferias do Rio de Janeiro, na Paróquia de S. Cristóvão de cabo Frio, com os Padres Francisco Fernandes Correia e Luis Oliveira Martins.
Regressou a Portugal para ser professor na Universidade Católica até ser nomeado Director nacional das Obras Missionárias Pontifícias. Exerceu este cargo de 2000 a 2011, data em que se tornou o Reitor de St Louis dos Franceses, em Lisboa.
Durante parte da sua estadia em Lisboa, foi o Superior da Comunidade da Casa Provincial, na Estrela.
Em 2015 foi nomeado para a Comunidade do Centro Espírito Santo e Missão (CESM), no Seminário da Silva, para serviço pastoral. Aqui o surpreendeu a chamada de Deus na madrugada do dia 12 de janeiro.
O velório teve lugar na Igreja Paroquial de Salvador do Campo, Barcelos, contando com a celebração da Eucaristia, no dia 12 ao fim da tarde, presidida pelo Provincial Espiritano.
O funeral realizou-se dia 13, às 11h, presidido por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga. Na homilia, evocou a figura missionária do P. Durães, nos seus vários compromissos eclesiais, insistindo na figura de discípulo-missionário, como pede o Papa Francisco. Na homenagem final, o sobrinho Mário Fonte, falou das marcas missionárias que o Tio Manel imprimiu em toda a família, sobretudo nas novas gerações que não o esquecerão. O P. Tony Neves, em nome da Congregação, agradeceu a Deus, que chamou o P. Durães ao sacerdócio e pediu-Lhe que o recompense por uma longa vida totalmente dedicada à Missão.
A Comunidade de São Luis dos Franceses vai celebrar a Missa de Domingo (as 11h00, Igreja São Luis, Lisboa) para o P. Manuel.
Um bem haja a todos
Um grande abraço para si, Bruno e para a Comunidade de St Louis. O P. Manuel Durães, ainda na véspera da morte, falou comigo da alegria que teve de ser o Pastor da Comunidade durante esses anos que esteve com vocês. Iremos celebrar Missas de 7º dia em todo o país. aqui em Lisboa será na Basilica da Estrela, esta quinta, às 19h. E ficamos gratos pela celebração de domingo em St Louis. Até breve. abraço. Tony Neves
Obrigado pela informação. Qure Deus, na sua misericórdia, conceda ao padre Manuel seu merecido descanso eterno!