O P. Altino Gonçalves Fafiães, filho de Manuel da Silva Fafiães e de Maria Gonçalves, nasceu a 7 de novembro de 1946 em Lavra, concelho de Matosinhos, diocese do Porto.
Aos 15 anos pediu para ser admitido na Escola Profissional dos Irmãos no Fraião e foi aceite.
A 8 de setembro de 1965, com 18 anos de idade, no Fraião, fez os primeiros votos na Congregação dos Missionários do Espírito Santo e escolheu o nome religioso Abraão.
Em 1971 foi enviado, como irmão, para Angola: diocese de Sá da Bandeira (hoje Lubango), Província da Huíla, na missão católica do Munhino. Uns anos mais tarde, sendo vítima de malária cerebral, foi evacuado para Lisboa.
Sentiu-se chamado ao sacerdócio ministerial na Congregação e em outubro de 1978 é transferido para Província de Espanha onde faz os seus estudos teológicos e é ordenado Presbítero a 31 julho 1983.
Em outubro de 1984 é nomeado para animação missionária em Córdoba, Espanha.
Em fevereiro de 1990 é enviado em missão para o Paraguai, diocese de São Pedro, cidade de Lima.
Em junho de 1996 regressa a Espanha e trabalha novamente na animação missionária em Córdoba.
Em janeiro de 2000 é enviado em missão para a Amazónia Brasileira, no Marã num primeiro momento e depois no Tefé.
Em julho de 2008 regressa a Espanha e é novamente nomeado para a animação missionária em Córdoba.
Em setembro de 2012, numa carta ao conselho Provincial de Espanha, manifesta o seu desejo de voltar à Província Portuguesa e se possível à casa do Fraião onde – segundo as suas palavras – tinha sido o berço da sua vocação espiritana.
Efetivamente, em 2013 regressou a Portugal e depois de algum tempo na família, em 2015 foi transferido para o Fraião e passou a residir no Lar Anima Una.
O Senhor da vida e da morte chamou a Si o seu fiel servidor no dia 28 de julho de 2022.
Damos graças a Deus pela vida e missão do P. Altino e rezamos ao Senhor da Messe que o acolha no seu Reino onde todos nos reuniremos um dia com os seus Anjos e os seus Santos.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo; Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.