O Papa Francisco faleceu na segunda-feira de Páscoa, 21 de abril de 2025, aos 88 anos de idade, na sua residência do Vaticano, a Casa Santa Marta. A sua morte foi anunciada oficialmente pelo Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica, que expressou profunda dor pela perda e gratidão pela dedicação inabalável do Papa à Igreja e ao Evangelho:
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, entregamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino”.
O falecido Papa tinha sido hospitalizado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli em fevereiro de 2025, depois de sofrer de bronquite, que mais tarde se agravou para uma pneumonia bilateral. Após uma estadia de 38 dias, regressou à sua residência para continuar a sua recuperação. O Papa Francisco tinha um longo historial de problemas de saúde respiratória, que remontava a uma cirurgia aos pulmões nos seus 20 anos de idade, na Argentina, e lutou frequentemente contra crises de doença nos últimos anos.
Os Espiritanos que trabalham em Itália têm uma memória feliz do Papa Francisco que, a 8 de maio de 2023, lhes concedeu uma audiência papal no aniversário do 175º aniversário da fusão da Congregação (Cf. Breves Notícias Espiritanas, n.º 52, 10 de maio de 2023). O seu discurso aos Espiritanos de Roma e de todo o mundo permanecerá sempre o nosso precioso património Espiritano.
Em abril de 2024, o Papa Francisco aprovou uma edição actualizada do livro litúrgico para os ritos fúnebres papais, dando ênfase à simplicidade e à fé em Cristo Ressuscitado. Os preparativos do seu funeral, guiados por este rito revisto, ainda não foram anunciados.
Em nome do Superior Geral e de toda a Congregação, enviamos as nossas mais sinceras condolências a todos e a cada um pela morte de Sua Santidade o Papa Francisco. A sua inabalável dedicação à missão de Cristo, a sua profunda sabedoria e o seu incansável serviço como pastor universal da Igreja deixaram uma marca indelével nos corações dos fiéis de todo o mundo.
Estamos-lhe profundamente gratos pela sua liderança exemplar, pela sua compaixão sem limites e pelo seu empenho profundo pela unidade e pela paz entre as nações. A sua vida foi um testemunho de humildade e de fé inabalável, e os seus ensinamentos continuarão a inspirar as gerações futuras.
Neste momento de luto, unimo-nos em oração à Igreja e a todos os que choram a sua morte, confiando-o ao abraço amoroso do nosso Deus misericordioso. Que a sua alma descanse na paz eterna e que o seu legado continue a guiar e a iluminar o caminho dos fiéis.
Serviço de informação da Congregação do Espírito Santo
Foto: Espiritanos em Audiência com o Papa Francisco, em Roma, a 8 de maio de 2023