Olá, Jovens sou a Irmã Glória Lopes, Missionária do Espírito Santo. Sou muito feliz!
Nasci no seio de uma familia cristã, os meus pais sempre se preocuparam com a nossa educação e crescimento da fé.
Porque sou missionária? – Na preparação para a minha primeira comunhão senti que Jesus me atraia para Ele, como fiquei feliz ao receber Jesus pela primeira vez!
Esta ideia vai crescendo em mim, fui vivendo no meio da familia e amigos, no trabalho saudável do campo, nada me faltava. Mas a minha paixão por Jesus era grande!
Já na minha juventude, li uma revista dos Missionários Combonianos, ressaltou em mim este grito, quero ser missionária como Comboni, quero ir para Angola!
Disse abertamente aos meus queridos pais quero ser missionária, ir para África, meu pai não aceitou, ele me amava muito, tinha um amor especial por mim, ficou triste e disse nunca serás freira, prefiro fazer-te o funeral, mas freira não.
Esperei 5 anos duros, e o ‘muro caiu’, o nosso Deus tudo vence. Jovens não tenhais medo, se Jesus vos chama ide em frente!
Ao longo destes 5 anos encontrei pessoas que muito me ajudaram a superar e a caminhar na busca da minha realização. Um belo dia encontrei um missionário espiritano (Sr. Pe. Moreira Dias, já no Céu), que me deu a direção das nossas Irmãs em Braga, a Irmã Ana Cândida.
Vim a Braga e me deram para ler os escritos do Pe Libermann e Irmã Eugenie. Fiquei como que presa. Era mesmo aquilo que eu andava à procura.
Entrei na Congregação, fiz a minha formação, fiz a minha Profissão Religiosa Missionária em 1987 e após 4 anos eis o meu sonho realizado.
Minha primeira missão – Angola, Luanda, meu primeiro Amor, aquele povo me acolheu muito bem, com ele partilhei o sofrimento da guerra, da falta de tudo, mas com Jesus no coração nada falta.
Sabem caríssimos jovens, quando Jesus nos apanha e nós nos deixamos apaixonar por Ele, nada nos faz recuar. E nós, temos como ‘motor’ ‘guia interior o Espirito Santo, Ele o nosso Espirito Missionário, que nos leva longe, onde ninguém quer ir, mas as Missionárias do Espirito Santo, sempre prontas a partir.
Mais tarde uma nova frente de missão me esperava, agora em Cabo Verde, na grande Paróquia de Santa Catarina, um povo acolhedor, bom, um campo de trabalho aprazível.
Mas Ele tinha outros planos fui chamada para regressar a Portugal, aqui uma missão diferente, mas bela, porque vivida a partir de Jesus, sob a proteção do Imaculado Coração de Maria, fortalecida pela força suave do Espirito Santo.
Como Missionária do Espirito Santo, devo afirmar-vos, de que se eu tivesse hoje mil vidas as daria ao meu Senhor. “Eu devo irradiar Jesus, mas para O irradiar devo estar plena d’Ele (Irmã Eugenie, nossa fundadora).
Desafio-vos a escutardes Jesus e a Segui-LO, Ele é o TUDO em nossas vidas.