Armando Lourenço, em Religião, Irmão Venâncio, nasceu em Atei, Mondim de Basto, diocese de Vila Real, em 28 de agosto de 1932, filho de Narciso Lourenço e de Maria da Conceição Carvalho.
Sentindo desde a juventude a vontade de uma maior consagração a Deus, procurou no seu pároco o melhor modo de o fazer. O bom do Pároco enviou-o ao diretor do seminário das Missões, no Fraião, recomendando-o como rapaz sério e firme na sua vontade de entrega a uma vida mais santa.
Admitido ao postulantado em 7 de setembro de 1961, passou para o noviciado, aqui mesmo no Fraião, e fez os primeiros votos em 8 de setembro de 1964. Os votos perpétuos foram feitos em 8 de setembro de 1971.
A partida para as Missões era o seu sonho. No entanto, sempre se manteve como missionário da retaguarda, cuidando sobretudo da agricultura aqui no Fraião e depois no Seminário da Silva.
Há muitos modos de ser missionário e um deles é, precisamente, o apoio às obras de Formação. E foram muitos os Padres e Irmãos, missionários em terras de África, que aproveitaram da sua dedicação sem reservas, enquanto estudantes.
Numa vida simples, humilde e abnegada, fortalecida por grande apego à oração, viveu a consagração missionária na Congregação do Espírito Santo até aos 84 anos de idade, quando o Senhor da Messe o chamou para o bem merecido repouso na Casa do Pai.
Foi ao cair da tarde do dia 21 de outubro de 2016. O funeral teve lugar no dia seguinte, na capela do Seminário de Fraião, onde viveu os seus últimos anos.