Quatro temporadas, de 4 episódios cada, onde Raphael Rowe vive durante uma semana em prisões complicadas, em diferentes países e continentes.
Raphael esteve preso em Inglaterra durante 12 anos por ter sido condenado a prisão perpétua, na sequência de ter sido acusado de duplo homicídio e assalto. Por falta de provas que o associassem ao crime foi libertado.
Hoje, através desta série mostra condições em que os presos sobrevivem a nível físico, emocional e psicológico. Quando visita uma prisão fica ali durante uma semana. É algemado, revistado, dorme nas celas e come a mesma comida que os outros presidiários.
Homicídios, roubos, violações estão entre as tantas outras razões que levaram estes homens a serem retirados da vida em sociedade, para proteger a mesma. São oriundos muitas vezes de ambientes complexos, de famílias disfuncionais. Apercebemo-nos que as reincidências são mais frequentes em situações sem suporte familiar, ou comunitário, onde poderiam ser vistos, onde a sua presença não seria sentida como ameaça.
Às prisões de todo mundo chegam pela mesma razão. A vivência aí, vai depender das condições financeiras do país, da filosofia do mesmo em relação ao sistema prisional assim como da direção do estabelecimento…
As diferenças são colossais, nos diferentes países: sobrelotação nas Filipinas; sob total controle de gangues na África do Sul; na Gronelândia as celas são individuais com casa de banho e playstation; na Alemanha cozinham a sua comida usando facas; na Suíça podem aprender uma nova profissão…
Punição versus Reinserção, são as duas grandes vias operacionais destas prisões de alta segurança. Em última instância, seja qual for o caminho, seria importante devolver o cidadão às ruas com uma cabeça e coração diferente de como entrou.
As prisões que tem como filosofia reinserção tem reincidências muito mais baixas que prisões punitivas. Ajudar a construir caminhos de perdão, autorregulação, vias de inserção, possibilidades de voltar a ter uma vida “normal” com recursos profissionais, emocionais e relacionais é muito importante para devolver a dignidade a estes seres humanos para que possam voltar à sociedade o mais inteiros possível, serem vistos como tal, poder acontecer a conexão mútua e seguirmos juntos…