No passado dia 29 de Abril a LIAM Norte peregrinou até Bragança para celebrar o 81º aniversário da sua existência em Portugal. Das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Porto, Lamego, Vila Real e Bragança, centenas de Liamista saíram cedo de suas casas para fazer festa, a festa missionária, sob o lema “Mais comunhão. Melhor missão”.
Como a viagem foi longa, o ponto de encontro deu-se no almoço muito bem servido pelo Centro Social e Paroquial de Nª Srª de Assunção, em Rebordãos, a poucos quilómetros da cidade de Bragança, nas instalações do gimnodesportivo, gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia local. O bolo de aniversário e espumante deram o toque final ao repasto e todos puderam ainda disfrutar da belíssima apresentação do Grupo de Cantares de Antanho que apresentaram o seu melhor folclore. Claro que Liamista que se preze é Liamista alegre e rapidamente se fez baile animado até à hora de se rumar até à Serra.
Ao mesmo tempo decorreu uma feirinha missionária, a reverter para a Missão de Buenavista – Bolívia, com produtos caseiros (pão, bola de carne, chouriças, alheiras e licores), confecionados pelas Liamistas de Gralhós e ainda chocolate (100% cacau) da Bolívia.
De tarde, a peregrinação rumou ao Santuário de Nossa Senhora da Serra, que fica em plena Serra da Nogueira, que com os seus 1320 metros de altitude oferece uma vista imperdível. Pelas 16:00 teve inicio a missa presidida por Dom José Cordeiro, Bispo de Bragança – Miranda, e animada pelo Grupo Coral da Paróquia do Santo Condestável. Dom José na sua homilia, e à luz do evangelho, usou a imagem da videira e da vinha para desafiar os Liamista a permaneceram em Jesus, como os ramos da videira, para assim terem vida nova que transforma e darem fruto em abundância. Terminou a sua reflexão exortando a todos a levarem, com renovada alegria e esperança, Cristo Jesus a todos, pois todos são já habitados pelo Espírito.
Mais uma vez aos pés de Maria, como há 81 anos atrás, agradeceu-se a vida e dinâmica deste movimento laical e se pediu a Sua proteção para o trabalho desenvolvido por todos os núcleos em prol da missão Ad-Gentes e a animação missionária das igrejas locais.
No final, ao descer a serra, os flocos de neve vieram abençoar todos os que regressavam a casa, sinal da alegria no renovado compromisso assumido neste dia de celebração.