O P. Pedro Fernandes foi reeleito Superior Provincial dos Missionários Espiritanos. A votação aconteceu ao fim da manhã desde dia 22. O P. John Fogarty, Superior Geral, confirmou a eleição, após diálogo com o seu Conselho. Os membros deste Conselho Provincial Alargado agradeceu ao P. Pedro a sua disponibilidade para exercer um segundo mandato e aplaudiu o seu ‘sim’.
Ontem, em ambiente familiar, celebramos no CESM-Silva os 25 anos de Ordenação Presbiteral do P. Pedro Fernandes, na Eucaristia com que concluímos os trabalhos do dia. Seguiu-se uma sardinhada ao ar livre, com a presença especial dos pais do P. Pedro, a quem agradecemos a deslocação a partir de Lisboa.
Entretanto, os trabalhos do CPA seguiram o programa estabelecido. Na segunda feira, escutamos e debatemos os Relatórios do Provincial e Ecónomo. Tivemos ainda a oportunidade de escutar as apresentações sobre a Missão da Congregação (P. Tony Neves), Animação Missionária (PP: Eduardo e Victor Silva), Pastoral Vocacional (P. Vitor Ferros), pastoral Juvenil (P. Hugo Ventura), Formação Espiritana (PP: Damasceno e Vincent), JPIC (Ana Mansoa), Serviço de desenvolvimento (Inês Souta) e Pastoral Paroquial (P. Simon Ayogu). Estas apresentações sintetizadas abriram portas a um debate frutuoso para as reflexões em Grupo.
P. Bruno Nobre, SJ
P. Fernando Domingues, Provincial dos Combonianos
Como aportações externas, o CPA contou com a conferência do P. Bruno Nobre, SJ, sobre a Pastoral Vocacional e do P. Fernando Domingues (Provincial dos Combonianos) sobre o lugar das Congregações Religiosas missionárias em Portugal.
Os trabalhos deste CPA alternaram as reuniões em Assembleia Plenária com os Trabalhos de Grupo. Os Quatro grupos refletiram e apresentaram textos sobre ‘Identidade, Espiritualidade e Comunidade’; ‘Pastoral Juvenil’; ‘Animação Missionária’, ‘Administração e Finanças’; ‘Missão ad gentes’; Formação’; ‘Paróquias’, ‘Justiça e Paz’ e ‘Pastoral Vocacional’. Deste vaivém entre Plenária e Grupos estão desenhar-se os textos finais a serem aprovados pelos Membros deste CPA.
Eleito e confirmada a eleição do Provincial, o CPA entra na sua recta final. Tem de escolher 4 dos Conselheiros Provinciais e aprovar os Textos finais. Esse será o grande trabalho que ocupará os membros desta Assembleia até sábado ao almoço, momento marcado para a Conclusão oficial deste Conselho Provincial Alargado.
Damos graças a Deus pelo caminho feito e pedimos ao Espírito inspiração par a Missão que a todos espera.