D. Paulino Livramento Évora, CSSp
A Congregação do Espírito Santo vive uma hora de luto, mas também de gratidão. Dom Paulino Livramento Évora, CSSp, partiu a 16 de junho para a Casa do Pai, após 87 anos marcados por uma entrega total à Missão da Igreja.
Fez a sua formação nos Seminários Espiritanos de Portugal, sendo o primeiro Missionário Espiritano CaboVerdiano. Deu um contributo muito forte à formação de futuros missionários em Portugal, sendo depois enviado em Missão para Angola. Estava lá, na Missão de Cacuso, Arquidiocese de Malanje, quando Cabo Verde viveu a alegria da Independência e quando o Papa Paulo VI o nomeou Bispo de Santiago, num tempo em que as Ilhas constituíam uma única Diocese.
Foi um Pastor incansável na Missão de Evangelização do povo a ele confiado, num período particularmente crítico da história deste país nascente. Soube sempre defender a liberdade do povo e a Missão da Igreja católica. Agradecemos-lhe esta coragem, pois sabemos que a Igreja o povo de Cabo Verde lhe devem muito dos ares de liberdade, democracia e fé que respiram hoje.
O Superior Geral e o seu Conselho enviam as condolências aos familiares do D. Paulino, às Dioceses de Santiago e do Mindelo (nas pessoas de Sua Eminência o Cardeal D. Arlindo Furtado e de D. Ildo Fortes), aos Espiritanos do Grupo de Cabo Verde (na pessoa do P. Joaquim Reis Brito, Superior do Grupo) e ao bom povo que vive nestas Ilhas Atlânticas.
Estamos unidos na Oração e na gratidão pela Missão.
Casa Generalícia, Roma, aos 17 de junho de 2019
P. John Fogarty, CSSp
Superior Geral