X Capítulo Provincial dos Espiritanos
“Não vos conformeis, transformai-vos” (Rom. 12,2) foi o lema que inspirou os Espiritanos em Portugal no seu Capítulo Provincial, que decorreu no Seminário da Torre d’Aguilha de 15 a 27 de julho.
O Capítulo Provincial, que se realiza de 6 em 6 anos, é um momento importante na vida e missão das Circunscrições Espiritanas. De acordo com a nossa Regra de Vida, “o Capítulo de uma Província elabora o projeto da circunscrição, estabelece as orientações e as linhas de ação da circunscrição”. Participaram no Capítulo 25 delegados, incluindo 7 representantes dos espiritanos portugueses a trabalhar fora do país. Para além dos delegados, estiveram presentes o P. Maurice Shortall, membro do Conselho Geral, o P. Belmiro Chissengueti, Provincial de Angola, o P. Joaquim Brito, Superior de Cabo Verde, e a Paula Torrinha, representante dos Leigos Associados.
A Cerimónia de Abertura, começou no exterior do Seminário, a partir de onde os participantes seguiram em caminhada, seguindo o círio aceso, levado pelo P. Tony Neves. Depois da oração de vésperas, os delegados foram chamados pelo seu nome. Respondendo “eis-me aqui”, acenderam as suas velas no círio, sinal da luz de Cristo. O mesmo círio conduziu, depois, o grupo, para a sala onde se desenrolaram os trabalhos do Capítulo.
Foram convidados, para moderar o Capítulo, os padres José Costa, missionário no Paraguai, e o P. Gilles Pagès, missionário francês em Angola. No apoio aos trabalhos estiveram também o P. António Moreira, Secretário Provincial, o P. João Mónico e o diácono José Carlos, que preparou um momento de reflexão bíblica no início de cada dia de trabalhos.
Tempo de encontro e escuta
Os primeiros dias foram dedicados sobretudo à escuta. Escutamos o P. Tony Neves, Superior Provincial, e o P. José de Sousa, Ecónomo Provincial, que apresentaram os seus relatórios. Alargando os horizontes, escutámos também as partilhas dos espiritanos que representam a missão fora de Portugal e os superiores de Angola e Cabo Verde. Mais tarde, houve oportunidade de escutar também o P. Maurice Shortall, Conselheiro Geral, que nos ajudou a olhar para a Congregação no seu todo, com as suas riquezas e desafios. Em cada momento, houve tempo de diálogo com a assembleia.
Quisemos ouvir também outras vozes, fora do nosso círculo espiritano. D. José Ornelas, bispo de Setúbal, a partir da sua experiência de vida religiosa e missionária, falou sobre o seu olhar sobre a Igreja e sobre o mundo, nos dias de hoje. O doutor Alfredo Teixeira e a Dra. Ana Oliveira, da Universidade Católica Portuguesa, ajudaram-nos a ler, de forma especializada, os principais indicadores resultantes do inquérito feito a todos os Espiritanos da Província Portuguesa, em preparação para o Capítulo. Para ajudar a reflexão sobre a pastoral juvenil e vocacional, o convidámos o P. José Miguel, reitor do Seminário dos Olivais, do Patriarcado de Lisboa. D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, também aceitou o convite para marcar presença entre nós, dando visibilidade à comunhão com a Igreja Local que tanto deve caracterizar a missão espiritana. Presidiu à Eucaristia e juntou-se a nós para o jantar.
Fora da sala capitular, também foram ricos os momentos de partilha. Muitos espiritanos de férias ou de passagem por Portugal nos quiseram visitar. Foi o caso de D. Teodoro Tavares, bispo espiritano de Ponta de Pedras, no Brasil, do recém-ordenado P. Ricardo André, a partir para a missão na Bolívia, do P. Flávio Furtado, missionário na Bolívia, do P. João David, missionário no México, dos padres José Gaspar e Firmino Cachada, missionários na Amazónia, entre outros. Sem dúvida, estes momentos ajudaram a enriquecer o espírito de comunhão com que procuramos viver este momento.
Novo Provincial
O Capítulo elegeu o P. Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes como Superior Provincial dos Espiritanos em Portugal, por um período de três anos.
O P. Pedro Fernandes nasceu em Lisboa, em 1969. Professou no Seminário da Silva, em 1992, fez os seus estudos em Portugal e Clamart – França, fez o estágio missionário na Guiné-Bissau e foi ordenado Presbítero em Lisboa (Benfica), em 1996. Partiu em nomeação missionária para Moçambique, onde trabalhou até 2009. Depois de fazer formação específica, em Roma, foi nomeado para Portugal, onde tem trabalhado sobretudo na formação e animação missionária e juvenil. Serviu, desde 2012, como Primeiro Assistente do Conselho Provincial liderado pelo P. Tony Neves, que agora substitui.
Agradecemos ao P. Tony Neves o serviço que prestou na animação da Província, nos últimos seis anos, e ao P. Pedro Fernandes pela sua generosidade em aceitar esta missão desafiante. Que o Espírito o cumule com os seus dons, para que possamos juntos continuar, com alegria, na fidelidade à vontade de Deus.
Foi formado também o Conselho, para assistir o Provincial na animação da Província. Foram escolhidos os padres Eduardo Miranda, Victor Silva, P. Damasceno dos Reis, Tiago Barbosa, Hugo Ventura e Casimiro de Oliveira. O P. José de Sousa foi reconduzido como Ecónomo Provincial.
Conselho Provincial. Da esquerda para a direita: P. Tiago Barbosa, P. Casimiro de Oliveira, P. Victor Silva (2º Assistente), P. Pedro Fernandes (Provincial), P. Eduardo Ferreira (1º Assistente), P. Damasceno Reis, P. António Moreira (Secretário Provincial), P. Hugo Ventura, P. José de Sousa (Ecónomo Provincial)
P. Tony Neves, Provincial cessante (à esquerda) e P. Pedro Fernandes, novo Provincial (à direita)
Projeto Missionário Global
Um dos grandes objetivos do Capítulo foi estabelecer as principais orientações para a vida e missão da nossa Província. Neste sentido, a partir de um trabalho já iniciado em pequenas equipas, ao longo do último ano, elaboramos um “Projeto Missionário Global” que, para além de identificar as grandes prioridades globais, indica orientações concretas para as diferentes àreas da nossa vida e missão: Identidade, espiritualidade e comunidade; Missão ad gentes; Formação espiritana; Pastoral juvenil e vocacional; Animação Missionária; Ministério paroquial e Administração.
Para favorecer a participação de todos neste proceso de diálogo e reflexão, grande parte do processo foi feito em pequenos grupos.
Dia da Família
O dia de sábado, 21 de julho, foi vivido em comunhão alargada: juntaram-se a nós cerca de uma centena de amigos, leigos e religiosos, colaboradores e membros dos movimentos da Família Espiritana.
Celebrámos juntos a Missa votiva do Espírito Santo, a que presidiu D. Belmiro Chissengueti, Provincial de Angola e Bispo Eleito de Cabinda.
Depois, foi feita a apresentação do último número da revista Missão Espiritana, dedicada aos jubileus dos 150 anos de missão espiritana em Angola e Portugal. O dia continuou com o almoço e muita comunhão.
O P. Pedro Fernandes, eleito no dia anterior, dirigindo-se a todos os presentes, sublinhou o espírito que nos une, e que está bem expresso no nosso lema espiritano: um só coração e uma só alma.
Fomos convidados também a viver em comunhão com os espiritanos que nos precederam e o Senhor já chamou para Si. Numa celebração eucarística, recordamos os nomes daqueles que faleceram ao longo dos últimos seis anos, e os seus rostos foram colocados no nosso espaço de oração.
Rezemos para que estas duas semanas de diálogo e reflexão se traduzam num ainda maior entusiasmo e alegria na nossa vida e missão.
50 anos de Sacerdócio do P. João Nogueira
Encerramento
A Missa de Encerramento foi presidida pelo P. Maurice Shortall, Conselheiro Geral, e incluiu a tomada de posse do novo Provincial, P. Pedro Fernandes.
[fts_facebook type=album_photos id=407077612753560 posts=54 title=no title_align=left description=no words=45 popup=no album_id=1557933757667934 image_width=250px image_height=250px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=yes]