A nota pastoral ‘Todos, tudo e sempre em Missão’ da Conferência Episcopal Portuguesa, recorda-nos: “Ao longo deste Ano Missionário, de outubro de 2018 a outubro de 2019, façamos todos – bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, adultos, jovens, adolescentes, crianças – a experiência da missão. Sair. Irmos até uma outra paróquia, uma outra diocese, um outro país em missão, para sentirmos que somos chamados por vocação a sermos universais, ou seja, a termos responsabilidade não só sobre a nossa comunidade, mas sobre o mundo inteiro”.
Foi neste espírito de missão, tal como acontece todos os anos, que se realizou a Assembleia Diocesana dos grupos da LIAM de Viana do Castelo no passado dia 7 de outubro, no salão paroquial de Santa Cristina, Meadela. Teve início às 14,30 horas e terminou pelas 17,30 horas, tendo contando com a participação de uns 90 liamistas.
Contou também com a presença dos assistentes espirituais, o Pe. Tarcísio, o Pe. José Carlos, que foi apresentado e irá colaborar na animação missionária em Viana do Castelo e o Pe. Edward, que agora se encontra em Braga. O assistente nacional e coordenador da região Norte, Pe. Tiago Barbosa, apesar de ausente por motivos de trabalhos a ele confiados, deixou uma palavra de animação, para esta nova fase. Esteve presente a coordenação diocesana.
Nesta Assembleia, foram apresentados o projeto Missionário “Abraçar a Missão” pela Rosa Martins de Castelo do Neiva; a tarefa do Ano Missionário e as demais actividades anuais. Foi bom e agradável nos reunirmos. Agradecemos a presença a todos os liamistas e da coordenação diocesana, e um agradecimento especial ao Monsenhor Manuel José Vilar, pároco da Meadela, pela cedência do espaço, bem como ao grupo de LIAM desta paróquia.