Inserido no Ano Missionário Extraordinário e na celebração do Jubileu do Cinquentenário da Sagração dos Altares da nossa Igreja Matriz, o núcleo da LIAM de Alfena celebrou, no passado dia 13 de janeiro, o seu nono aniversário.
Esta celebração começou no dia 12 num encontro do Sr. Padre Damasceno com mais de uma centena de adolescentes e jovens da catequese. Foi um momento de reflexão e partilha missionaria que terminou na celebração da eucaristia às 18 horas, presidida pelo mesmo sacerdote que apresentou à nossa comunidade um testemunho sobre a sua experiência missionaria em Itoculo, Moçambique.
No domingo, dia 13, todos reunidos à volta da Mesa da Palavra e do Pão, fizemos a experiência de ser um só coração e uma só alma. A celebração foi presidida pelo Sr. Padre Damasceno, concelebrada pelo nosso pároco, Sr. Padre Manuel Fernando e com a presença do Diacono Permanente Ricardo. Não podíamos deixar de recordar e estar em comunhão com dois ilustres filhos desta terra, os Srs. Padres Espiritanos Serafim e Manuel Gonçalves, já falecidos. Também à nossa festa se quis associar o Sr. Padre José Maria, também Espiritano e filho desta terra, para celebrar o seu Jubileu Sacerdotal de 75 anos de ordenação; infelizmente, por motivos de saúde dos quais já se recompôs, não pode estar presente. Mas mesmo assim, foi-lhe oferecido um “miminho” pelo grupo coral “Sempre Jovem” que animou a missa, e com letra de Natércia Monteiro:
75 anos,
Jubileu sacerdotal!
Missionário do mundo,
Alfenense especial!
Percorreu muitas terras
Ao longo da sua vida.
Parabéns pelo sacerdócio
E pela missão cumprida!
Obrigado, Sr. Padre,
Por esta vida plena.
É sal, fermento e luz
Para a paróquia de Alfena!
Que Deus o abençoe
Com saúde e alegria!
Queremos dar-lhe os parabéns
Querido Padre Zé Maria!
Após a celebração, era hora de retemperar forças e o almoço, também com a presença de vários familiares do Sr. Padre José Maria e do nosso pároco, foi animado e um momento de partilha e convívio onde não faltou o bolo e os parabéns à LIAM.
No fim os liamistas partiram para a capela de Nossa Senhora do Amparo para finalizarem o dia com um momento de oração de ação de graças e uma renovação de “Eis-me aqui, envia-me!”