A sessão solene de abertura do Conselho Provincial Alargado (CPA) dos Espiritanos aconteceu no fim da tarde de domingo. Mas, já antes do retiro que antecedeu e preparou este CPA houve um encontro em que foram partilhadas as experiências missionárias dos nossos confrades que trabalham fora de Portugal. Escutámos os testemunhos de missão de Angola, Bélgica, Bolívia, Itália, Moçambique e Paraguai.
O retiro foi orientado pela Irmã Marina Santos, das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Seguiu o clássico esquema inaciano dos Exercícios Espirituais.
Os participantes do CPA são os seguintes: Padres Pedro Fernandes, Eduardo Miranda Ferreira, Victor Silva, José de Sousa, Damasceno dos Reis, Hugo Ventura e Casimiro de Oliveira (membros de direito – Conselho Provincial).
Padres José Carlos Coutinho, José de Castro, António Farias, Manuel Martins, Raul Lima e Vítor Ferros (eleitos por Portugal).
Padre Tony Neves (Europa), padres Márcio Asseiro e José Costa (América), padres Aristides Neiva e Raul Viana (África).
Como convidado, está presente o P. Eduardo Tchapeseka, provincial de Espanha.
Contamos ainda com o apoio de diversos funcionários.
Foram nomeados e aprovados quatro grupos de trabalho: Identidade e Missão ad gentes; Juventude e Formação; Animação Missionária e Paróquias; Finanças e Justiça e Paz.
O dia de segunda-feira será marcado pela apresentação do relatório do Provincial e do ecónomo Provincial, bem como as apresentações por sectores de actividade.
Bom trabalho! Que o Espírito Santo ilumine todas as decisões para seguir o rumo certo. Abraço a todos.