Faleceu esta noite, na casa de Coimbra, o irmão Salvador (Adriano Tomás dos Santos). Rezamos para que Deus o tenha no Seu Reino.
Unidos na oração e nos sentimentos com os seus confrades, familiares e amigos.
Filho de Francisco Tomás Júnior e de Maria dos Santos, nasceu a 12 de fevereiro de 1943, em Trancoso, do distrito e diocese da Guarda.
Em 1961, Adriano Tomás ingressou no Postulantado dos Irmãos da Congregação do Espírito Santo, no Seminário de Fraião, Braga, onde foi acolhido pelo P. António Botelho e toda a comunidade.
A avaliação da sua aprendizagem foi muito positiva e foi admitido ao noviciado, “sem nada contra”.
Ao terminar o noviciado, adotou o nome religioso de Salvador. Fez os primeiros votos a 8 de setembro de 1963, em Fraião, onde ficou a trabalhar como sapateiro durante 3 anos.
Em 1966 foi nomeado para Barcelos, como responsável da propriedade e da quinta do Seminário da Silva, agricultor e refeitoreiro.
A 8 de setembro de 1969, no Seminário da Silva, Barcelos, fez a profissão perpétua e também a consagração ao apostolado.
A 30 de setembro de 1971 embarcou para Angola, como missionário, para a missão do Munhino, distrito de Sá da Bandeira, hoje Lubango.
Em 1975, regressou a Portugal para assumir novamente o trabalho da quinta do Seminário da Silva, Barcelos e, depois, no seminário espiritano de Fraião, Braga, a partir de 1980.
Em 1984, foi nomeado novamente para Angola, para a missão do Munhino, onde ficou 12 anos. Na missão do Munhino o irmão Salvador teve um papel determinante na coordenação logística que garantiu o sustento à missão e à casa de formação espiritana.
Em 1996 regressou a Portugal e desempenhou vários serviços a nível do economato e da manutenção da casa de Lisboa, de Barcelos e de Coimbra.
O irmão Salvador sempre foi muito atencioso, dedicado e afável. Colocou em prática as palavras que proferiu aquando da sua consagração ao apostolado: “convosco, Senhor Jesus, irei para onde quer que me enviardes (…). Convosco quero trabalhar e convosco quero morrer.”
O Senhor da Vida chamou-o a Si na madrugada do dia 4 de janeiro de 2024.
Damos graças a Deus pelos 60 anos de vida religiosa e missionária do irmão Salvador na Congregação do Espírito Santo e rezamos para que o Senhor da Messe acolha o seu fiel servidor no Seu Reino Celestial.
Oh Maria, rainha das missões,
dai-nos muitos e santos missionários.
Junto d’Ele, interceda por nós meu irmão. Até sempre Irmão Salvador.