Novena preparatória para a festa de Cláudio-Francisco Poullart des Places
A 2 de outubro, a família espiritana celebra a festa do seu primeiro fundador. De 23 de Setembro a 1 Outubro somos convidados a uma novena de preparação, para rezar e reflectir a partir da vida e intuições do nosso fundador, procurando reavivar em nós e dar a conhecer aos outros o nosso carisma.
Neste ano de 2019, os textos foram preparados por uma casa de formação espiritana em Ngoya, nos Camarões, parte da União de Circunscrições Espiritanas na África Central.
Introdução
Seguir Jesus Cristo, O Missionário por excelência, pela via do P. Cláudio Francisco Poullart des Places, será o caminho que tomaremos durante estes nove dias, que simbolizam a presença universal e total de Deus. Deus que é o autor da missão, transmite-a a seu Filho para salvar toda a humanidade. Por sua vez, Ele no-la dá para que nós continuemos a obra da salvação até aos confins da terra, salvação que termina n’Ele. A missão surge, assim, como um dom de Deus que a confia aos homens e mulheres através do seu Filho Jesus, ponto central, sem o qual nenhuma missão propriamente dita é possível. Por isso, a exemplo de Cláudio Francisco Poullart des Places, mais do que ser servido ou servir nas nossas diferentes comunidades e respetivas missões devemos, mais do que nunca, estar à escuta do Espírito Santo que Cristo nos dá, para melhor servir os nossos irmãos onde nos encontramos. Nos nossos dias, o verdadeiro espiritano é aquele que anuncia o Evangelho, não só com palavras mas também com ações, para que o mundo testemunhe que ele é, realmente, o enviado de Cristo que passou fazendo o bem. O que acima fica dito convida-nos, mais do que nunca, a verificar a nossa autenticidade espiritana fazendo nossa a pergunta que segue:
-Quais são as exigências missionárias de hoje que nos mergulham nas águas batismais espiritanas e que fazem de nós discípulos dos nossos fundadores, neste mundo em constante mudança?