Esta Assembleia teve inicio com a celebração da Eucaristia que é, na verdade, a “alma do Domingo” (cf. S. João Paulo II, Dia do Senhor). Presidiu à Celebração o Provincial, P. Pedro Fernandes. A manhã foi ainda enriquecida com o testemunho missionário da Susana Bandeira e do Adelino que partilharam a sua experiencia missionária em S.Tomé e Príncipe, no âmbito do projecto “Abraçar a Missão”. Seguiu-se o almoço por todos partilhado de forma muito fraterna.
E… porque “A missão é que está a dar”, numa reflexão a partir dos estatutos da LIAM, o P. Pedro conduziu-nos pelo caminho da espiritualidade da LIAM, a sua identidade laical, a vocação baptismal e apostólica de identificação com Cristo, promovendo a consciência missionária. O P. Damasceno dos Reis fez um breve resumo dos relatórios que cada núcleo escreveu sobre as actividades realizadas no ano transacto, divulgou os resultados das campanhas da LIAM até 2018 e apresentou brevemente as campanhas do próximo ano. O Grupo local orientou a recitação do Terço, esta oração mariana, missionária, simples e popular que conserva e alimenta a fé de tantas pessoas. E concluímos com o partir do bolo de aniversário do Núcleo de S. Bento.
Ficámos muito gratos à Paróquia de S. Bento-Mirandela, ao seu Pároco P. Tiago Alves pelo fraterno acolhimento e alegres pela sua presença entre nós. O agradecimento estende-se a todos… é sempre uma grande alegria e uma profunda gratidão que brota dentro de nós de cada vez que nos encontramos. Sinto que cada um de nós continua a crescer mais como discípulo missionário de Cristo.
Laura Borges