No passado dia 14 de outubro de 2018, o núcleo da Liam da paróquia de Santa Eulália, Fafe‑Braga, celebrou 25 anos de caminhada e missão. A paróquia viveu de modo intenso, os dias que antecederam a festa, com celebrações eucarísticas diárias, presididas pelos animadores espirituais de Braga. Desta forma, sentiram, de modo mais concreto, as graças que receberam ao longo destes anos.
No domingo, dia 14 de outubro, a celebração da Eucaristia, pelas 11h, foi presidida pelo Pe. Adélio Fonte e concelebrada pelos padres: José António Carneiro (pároco), Domingo de Matos Vitorino (fundador do grupo), José Peixoto Lopes e Edward Apambila. A celebração contou com a participação activa da comunidade paroquial de Santa Eulália, de alguns liamistas, e fiéis das paroquias vizinhas.
A celebração dos aniversários dos grupos paroquiais é ocasião propícia para recordar o passado vivido, reconhecer as graças recebidas, alegrarmo‑nos com a ajuda partilhada e também agradecer a quem, de perto e de longe, nos ajudou a viver o nosso carisma. Estas palavras serviram de base para a preparação deste aniversário.
Como um ramo da árvore família espiritana, a Liam apoia os projectos religiosos, sociais e humanitários longe e perto. O Pe. Adélio recordou ao grupo que, como parte de um movimento missionário, precisa de pensar nos de longe e não se fechando em si e os membros do núcleo devem solidarizar-se uns com os outros, nas iniciativas assumidas. Só assim é possível renovar. O facto de estarmos em Ano Missionário ajudou, de modo especial, a celebrar e viver-se com mais intensidade o espírito missionário do movimento. Rezamos com a Santíssima Virgem Maria, mulher da acção: “faz com que as nossas mãos e os nossos pés se movam apressadamente rumo aos outros, para levar a caridade e o amor do teu Filho Jesus, para levar ao mundo, como Tu, a luz do Evangelho, Amen!” (Guião outubro missionário 2018, pg. 29).
O nosso obrigado ao Pe. José António Carneiro e seu vigário, Pe. Vítor Araújo, pelo acolhimento, e a colaboração, desde o primeiro dia de preparação da festa. Não podemos esquecer o grupo coral dos jovens – Criar Asas – que animou a celebração eucarística.
Que os membros deste grupo da Liam sintam a força do Espírito Santo, e se deixem mover por Ele para actuar sempre “Mais e Melhor” na edificação do Reino de Deus no mundo.
A todos o nosso obrigado!
P. Edward Apambila