A partilha da missão dos religiosos com os leigos é hoje um dado adquirido a nível da Igreja. Por um lado, o carisma não é propriedade de uma Ordem ou Congregação religiosa. Por outro, o Espírito do Senhor abre continuamente novos caminhos para a missão partilhada reciprocamente com os leigos.
Do rico património dos 150 anos de presença dos Espiritanos em Portugal, faz parte o acolhimento, feito com alegria, de diversas formas de proximidade espiritual e de corresponsabilidade na missão com os leigos: jovens e adultos, homens e mulheres, celibatários ou casados. Esta partilha, expressa-se em vários movimentos espiritanos laicais: LIAM (Liga Intensificadora da Ação Missionária), JSF (Jovens sem fronteiras), MOMIP (Movimento missionário de professores), Leigos Associados Espiritanos, Fraternidades Espiritanas, Voluntariado Missionário Espiritano e ASES (Antigos alunos dos seminários do Espirito Santo).
Respeitando autonomia e especificidade de cada movimento, mas bem consciente de que “o laicado espiritano é um ramo da árvore espiritana”, a Província Portuguesa decidiu avançar com uma proposta de formação, a que foi dado o nome ENCONTROS “FAMÍLIA ESPIRITANA”, que proporcione um maior conhecimento e aprofundamento do carisma, história, espiritualidade e missão espiritanas.
O programa consta de quatro encontros, de dois módulos cada um, tendo cada encontro uma duração de quatro horas. O primeiro encontro ocorreu no CESM/Silva-Barcelos, no passado dia 11 de Março, com a presença de 26 leigos espiritanos. O mesmo programa será realizado, no próximo ano, na Torre d’Aguilha/Cascais.