O P. Abel Moreira Dias nasceu em Rebordosa, Paredes, no ano de 1936, em 3 de Agosto. Era filho de António Fernandes Dias e de Isabel Moreira da Silva.
Entrou no Seminário Espiritano de Godim-Régua no dia 1 de Outubro de 1948. Daí foi para o do Fraião, em Braga e em seguida para a Silva, onde fez o noviciado e professou em 8 de Setembro de 1955. Fez os votos perpétuos em 1958 e a ordenação sacerdotal aconteceu no Seminário da Torre d’Aguilha, em 18 de Setembro de 1960.
Destinado à diocese de Malanje, em Angola, para aí seguiu 10 de Outubro de 1961. Foi missionário no Dundo e vigário cooperador do capelão da Diamang.
Regressou a Portugal em 1965 e foi colocado no seminário de Viana do Castelo, como professor e ecónomo. Em 1968 passou para o Fraião como subdiretor e professor. Foi nomeado Conselheiro Provincial em 1970. Depois de um curso de Reciclagem em Roma, foi animador missionário no Centro de Animação Missionária do Porto.
Escolhido como Delegado a vários Capítulos Provinciais, foi nomeado Ecónomo da Província em 1976.
Em 1988 foi chamado para os Serviços Administrativos Gerais de Friburgo, na Suíça. E em 1992 foi nomeado Ecónomo Geral da Congregação em Roma. No exercício desta função fez visitas oficiais a vários (ou Províncias Espiritanas) como Brasil, Portugal, Suíça, França, Irlanda, Inglaterrra. Alemanha e Espanha.
Em 1999 voltou para Portugal, sendo ecónomo da comunidade do Fraião, donde foi transferido para a Comunidade de Viana do Castelo, em 2003. Aí realizou fecundo apostolado, sobretudo na igreja anexa ao Seminário.
A doença já o perseguia há bastante tempo, mas continuou sempre no seu posto, enquanto lhe pôde resistir. Por fim, recorreu aos cuidados do Lar da Anima Una, no Fraião.
Aqui faleceu na tarde do dia 21 de abril de 2015. Que o Senhor o tenha na sua Paz! Amém.
Foi sepultado no jazigo da Congregação do Espírito Santo, na cidade de Braga.