O Papa Leão XIV nomeou Pe. Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes, membro da Congregação do Espírito Santo, como Bispo de Portalegre-Castelo Branco. O novo prelado, de 56 anos, foi até 2024, Superior Provincial dos Espiritanos em Portugal e será ordenado Bispo no dia 16 de novembro, na Sé de Portalegre.
A nomeação foi tornada pública nesta terça-feira, dia 7 de outubro. Assim, D. Pedro Fernandes será o 5º Bispo de Portalegre–Castelo Branco, sucedendo a D. Antonino Dias, Bispo desta diocese do interior do país, desde 2008.
Nascido a 22 de junho de 1969, em Lisboa, Pe. Pedro Fernandes, entrou para os Espiritanos em 1988, frequentando o curso de Teologia na Universidade Católica, em Lisboa. Após o noviciado em Silva, Barcelos, fez os primeiros votos a 8 de setembro de 1992. Entre 1993 e 1995, viveu na comunidade de formação de Clamart (França), para obter o Mestrado em Teologia Moral pelo Institut Catholique de Paris. Fez os votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo a 8 de setembro de 1995. Em 8 de outubro de 1995 foi ordenado diácono, em Lisboa, seguindo depois para a Guiné-Bissau, onde realizou o seu estágio missionário, como diácono, até julho de 1996. Foi ordenado sacerdote a 21 de julho de 1996, na Igreja de N. Sra. do Amparo – Benfica, Lisboa.

Os primeiros 13 anos da sua vida missionária foram passados em Moçambique. Integrou, em 1996, o primeiro grupo de espiritanos enviados para este país. Inseriu-se na equipa missionária de Netia (diocese de Nacala). Aí mesmo, com a equipa espiritana a que pertencia, fundou a nova missão de S. José de Itoculo, tendo os espiritanos deixado a missão de Netia para passarem a servir na nova missão de Itoculo, a partir de 2004.
Depois de um ano de formação (2009-2010), no Centro Interdisciplinar para a Formação de Formadores para o Sacerdócio (C.I.F.S.), na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, regressa, em 2010, a Portugal, onde foi superior e formador na Casa de Formação Espiritana do Pinheiro Manso, no Porto, até 2018.
Entre 2010 e 2012 foi conselheiro provincial e de 2012 a 2018 primeiro assistente da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo e Assistente Espiritual de grupos juvenis, em particular dos Jovens sem Fronteiras.
Em 2018 foi nomeado Superior Provincial dos Espiritamos em Portugal, cargo que desempenhou até julho de 2024. Atualmente, para além de ecónomo da comunidade da Estrela – Lisboa, era Assistente Espiritual da Pastoral Juvenil Espiritana na região sul e também presidente da direção da Anima Una, Instituição de Apoio Social.
Depois de Dom Agostinho Lopes de Moura, bispo da mesma diocese entre 1952 e 1978, um bispo, espiritano, volta a servir esta igreja local.
A Ordenação Episcopal do Pe. Pedro Fernandes vai ter lugar na Sé de Portalegre, no dia 16 de novembro.
P. Hugo saúda nomeação do P. Pedro para Bispo de Portalegre Castelo Branco
Muitos parabens a D. Pedro Fernandes. As maiores felicidades e que o Espirito Santo o assista ao longo do seu episcopado…
Caro Bispo Pedro Ribeiro
Que alegria e que lufada de ar fresco ver um bispo sem cabeção.. e se sei que será difícil não entrar na tradição, partilho a Luz que emana de um discípulo que remete para o traje de Jesus…
E se é verdade que ‘ o hábito não faz o monge’ , também é verdade que ‘ a armadura lentifica o guerreiro ‘
Sei que é um pormenor; porém é uma primícia da Graça que Deus nos concedeu … Oramos juntos pela edificação do Reino! Saudação filial e fraterna lpm