O P. José Maria de Sousa nasceu em em Alfena – Valongo, a 2 de fevereiro de 1920, dia em que os Espiritanos celebram Francisco Libermann, um dos seus fundadores. Este ano, portanto, a festa foi a dobrar, com o 100º aniversário de nascimento do P. José Maria. Com mais de oitenta anos de vida religiosa, viveu os seus primeiros anos de missão em Portugal. Nos anos 60, partiu para Cabo Verde e, uma década depois, continuou a acompanhar as comunidades cabo-verdianas do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos. Nos anos 80 volta a cruzar os mares, desta vez para Angola.
A sua missão nestes três continentes, para além do trabalho pastoral, foi dedicada sobretudo ao serviço da formação e educação. Mesmo depois de regressar a Portugal, em 1998, continuou a visitar Angola e apoiar os projetos que iniciou. Continua a viver a sua missão, na comunidade do Pinheiro Manso, no Porto.
Foi aí que os Antigos Seminaristas do Espírito Santo (ASES), no passado dia 1 de fevereiro, lhe quiseram prestar uma merecida homenagem. O momento forte do dia foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo P. Pedro Fernandes, Provincial, concelebrada por vários espiritanos, e participada por muitas dezenas de ASES e seus familiares. A homilia esteve a cargo do aniversariante que, com breves palavras, agradeceu a Deus o dom da vida e da missão.
A seguir à Missa todos se dirigiram ao Auditório, onde foi feita a foto de família, e depois apresentado o último livro publicado pelo aniversariante, “Antropos”. O P. Damasceno, superior da comunidade, sublinhou a simplicidade e proximidade com todos do P. José Maria, que, aos 100 anos “mantem uma presença jovem e leve”. O testemunho de gratidão dos Antigos Alunos é reflexo dos valores ele procurou transmitir. Armando Ferreira, falando em nome dos ASES, destacou o contributo do P. José Maria, com 5 livros publicados no âmbito das “Memórias dos ASES”, mas também de outros autores da Congregação, que “consideram credora da maior consideração e estima, por lhes ter dado muito no que foram e são as suas vidas”. A homenagem seguiu depois com sessão de autógrafos, convívio e um Porto de honra. Parabéns P. Zé Maria!
Muito obrigado por estas noticias todas. De modo especial a reflexao sobre o salmo. E a festa do Pe Ze dos 100 anos.
Abraço grande de paz.
Patrick Clarke Cssp
Sao Paulo
Brasil
Muito obrigado por esta lembrança.