Liturgia

  • SEXTA-FEIRA da semana XI

    SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Deut 7, [...]

Pare, escute, olhe

A quaresma ajuda-nos a reequacionar esta fé e estimula-nos a pô-la em prática; mais do que decorar a doutrina dos mandamentos, é a sua prática que nos salvará.

Cinge os rins, levanta-te e vai!

Em todos os textos deste domingo encontramos a ideia de caminho. Mas não se trata de caminho fácil, nem de simples passeata em fim de tarde amena.

A mesa da palavra

Este Domingo constitui uma oportunidade a não ser desperdiçada para melhorarmos a qualidade da proclamação e da escuta da Palavra de Deus nas nossas celebrações.

O vinho novo da Incarnação

Reflexão sobre a liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum

Vigília de Oração pela Paz

Respondendo ao convite do Papa, "Vence a indiferença e conquista a Paz", a Fundação Betânia convida-nos a rezar pela paz, no dia 15 de janeiro, em Lisboa

Jesus é batizado

O batismo é dos poucos acontecimentos da vida de Jesus relatados pelos quatro evangelistas, sinal mais que evidente da importância que ele teve na vida de Jesus e que a deve ter também na nossa.

Um presépio à papa Francisco

Epifania do Senhor. Importa construir o presépio ao contrário! Quer isto dizer que, hoje, não são os homens que procuram a luz, mas é a luz que tem que procurar os homens! É isso que o Papa nos quer dizer com a expressão “Igreja em saída”.

Os idosos

"Uma sociedade sem proximidade, onde a gratuitidade e o afago sem retribuição - inclusive entre estranhos - começam a desaparecer, é uma sociedade perversa. Onde não há honra pelos idosos não há porvir para os jovens!" - Papa Francisco

O novo culto

O 4º Domingo de Advento convida-nos passarmos de meros ‘praticantes’ e cumpridores de preceitos e obrigações para ‘amigos’ e confidentes de Jesus, e Deus se transforme no ‘nosso Pai do Céu’!

A alegria do Advento

Mas o único caminho para chegar à alegria verdadeira é mesmo o proposto por João Batista: endireitar os caminhos da nossa vida para ir ao encontro dos outros pelas sendas da misericórdia e partilhar com eles o que somos e temos.