De 7 a 13 de julho, os espiritanos realizam o seu XI Capítulo Provincial. É um encontro de reflexão, oração e discernimento, que reúne missionários espiritanos presentes em Portugal ou trabalhando em diferentes continentes, e ainda representantes dos movimentos laicais da Família Espiritana. Durante uma semana, procura-se reler e avaliar a caminhada e compromissos missionários dos últimos anos, e preparar o futuro. O lema inspirador do Capítulo (“Permanecei firmes na Fé e inabaláveis na Esperança”) veio da carta de São Paulo aos Colossenses. Tal como Paulo se dirige a uma comunidade cristã já com um longo caminho percorrido, dá graças por essa comunidade e os incentiva a permanecerem “sólidos e firmes na fé” sem se “deixarem afastar da esperança do Evangelho”, também nós queremos que o Capítulo seja uma oportunidade para olharmos a nossa vida e missão espiritana em Portugal com Fé e Esperança e reafirmarmos o nosso compromisso missionário.
O caminho eclesial que na Igreja universal estamos a percorrer, com a próxima sessão do Sínodo e a preparação para o Jubileu 2025, certamente no ajudará a também olharmos a nossa missão e futuro com a Virtude em que os dois acontecimentos referidos mergulham – a Esperança.
Unidos pela oração e missão a toda a Família Espiritana, colocamos a nossa confiança no único Mestre e Senhor, e a confiamos à intercessão da Virgem Maria o discernimento e decisões a tomar.
Deus nosso Pai,
que em Jesus Cristo nos chamaste para a missão de Evangelização,
concede-nos os dons do Espírito Santo necessários
para acolher a Tua vontade,
discernir os caminhos por onde devemos seguir
e caminhar na fidelidade ao carisma que nos deste.
Depois de um fim de semana orante e cheio de comunhão missionária em Fátima, na peregrinação anual da família espiritana, os espiritanos iniciaram oficialmente os trabalhos capitulares.
O P. Leonardo Costa, espiritano do Brasil, e a Ana Mansoa, Leiga Espiritana Associada, foram convidados para moderar o Capítulo.
Faço Votos para que o Capítulo Provincial de frutos abundantes e venha a ser um farol para mutas vocações
Abraços em Cristo
Artur Marecos Parreira