Os Missionários do Espírito Santo estão a celebrar os seus 150 anos de presença em Portugal. A primeira comunidade foi estabelecida precisamente em Santarém. Os Espiritanos estiveram ali presentes entre 1867 e 1870, na casa também chamada “Seminário do Congo” para recrutar e formar espiritanos para a evangelização de Angola.
“P. Duparquet vivia, com intensidade e alma, a nova fundação que se avizinhava. Por isso pediu ao cónego Inácio Roquet a sua opinião. O P. Roquet era professor de eloquência no seminário Patriarcal de Santarém e foi peremptório, respondendo: “Vá para Santarém”!
A 3 de Novembro de 1867, a comunidade rezava, na pequena capela improvisada, a novena ao Imaculado Coração de Maria, diante da imagem de Nossa Senhora das Vitórias, a cruz do missionário e o busto do Venerável Libermann. Assim, era inaugurada a primeira comunidade-seminário da Congregação do Espírito Santo em Portugal” (crónica do Pe. João Mónico)
Ao mesmo tempo que a LIAM desta Diocese fazia a sua peregrinação jubilar, evocamos também este acontecimento histórico. Estiveram presentes os grupos do Cartaxo, Rio Maior e Santarém. Um pequeno grupo que, juntamente com os Padres Nuno Miguel e Paulinus, representou a Província Espiritana.