A paróquia de S. Pedro de Lomar viveu no passado sábado, dia 8 de novembro, um dia especial. Em grande número, a população foi saudar o novo pároco, o padre Simon Ayogu. Os fiéis seguiram, em cortejo para a porta principal da igreja de Lomar que se encheu para participar na tomada de posse.
Muitas pessoas, vindas de vários locais por onde o padre Simon Ayogu trabalhou nos últimos anos, amigos de outros tempos, deram alento ao novo pároco. Este sacerdote da Congregação do Espírito Santo, é também pároco de S. João Baptista de Nogueira.
Depois da leitura do decreto pelo arcipreste, padre Sérgio Torres, que dava conta da nomeação pelo Arcebispo Primaz deste sacerdote para o novo ofício. O padre Simon fez o juramento de fidelidade e renovou a sua profissão de fé perante os fiéis.
No final, de forma emotiva, o sacerdote lembrou os seus antecessores que tanto deram à paróquia, nomeadamente o cónego Roberto Rosmaninho Mariz e o padre Adérito Ribeiro, já falecido.
Na missa solene de posse estiveram o padre Pedro Fernandes, Superior Provincial da Congregação do Espírito Santo, o padre Hugo Ventura, Collins Ofili, cônsul da Embaixada da Nigéria em Portugal, e Musa Ariku Agdi, assessor diplomático, para além de elementos da autarquia local.
Além da cerimónia religiosa, a União de Freguesias de Lomar e Arcos, fez questão de dar as boas vindas ao novo pároco de Lomar. Na sede da Junta, o secretário Rolando Silva deu as boas vindas às diversas personalidades civis e religiosas, aos grupos e movimentos paroquiais e falou da história e tradição da freguesia.
Por seu turno, o presidente da Junta Manuel Dias começou por desejar sorte ao padre Simon Ayogu, deixando claro que “a autarquia local estará sempre a seu lado, adotando uma postura de colaboração”.
Por seu turno, o padre Simon Ayogu agradeceu a receção e prometeu estar ao lado dos cristãos e do povo em geral. “A Igreja não tem uma ligação obrigatória com a freguesia, mas tem a obrigação de abraçar tudo e todos, não colocando nada nem ninguém à parte”.
“Enquanto aqui estiver vou ser esta proposta de Igreja: que vai ao encontro de todos, que abraça a todos. Cada um de nós somos copastores e cada um de nós é uma ovelha. Eu vou colaborar e penso que vou poder contar com a colaboração de toda a gente. Vou trilhar o caminho que vocês me abriram, vou trilhar este chão e prometo a esta freguesia estar sempre ao vosso lado”, prometeu o novo pastor da igreja de Lomar, o padre Simon Ayogu.
Rolando Silva, Secretário da União de Freguesias

“Os nossos compromissos particulares são assumidos em comunhão com a Igreja do nosso tempo. Concretamente, são as Igrejas locais que assumem a missão de Cristo nos diversos territórios; nós participamos nela de acordo com a nossa vocação própria” (RVE 13). Por isso, ao assumir paróquias procuramos inserir-nos nos dinamismos da igreja local.” (Projeto Missionário Global)
“A missão paroquial implica uma proximidade constante com as pessoas e respetivas situações de vida, exigindo uma grande dedicação e disponibilidade dos confrades nomeados para este serviço.” (Projeto Missionário Global)