Alegria, comunhão e solidariedade
Magustos Missionários 2019
Novembro vem, normalmente, acompanhado de frio e chuva. Mas a família espiritana tem remédio para isso: os tradicionais magustos põem toda a gente a mexer, com momentos de oração, convívio e animação. Para além de aquecer os participantes, eles dão aconchego a quem mais precisa, revertendo os seus resultados para projetos de solidariedade. A ONGD Sol Sem Fronteiras esteve presente na maior parte dos magustos para dar a conhecer os projetos que vão beneficiar das campanhas de solidariedade deste ano.
O primeiro magusto aconteceu no dia 3, no Seminário da Torre d’Aguilha, em Cascais. As Irmãs Espiritanas animaram a oração da manhã e os testemunhos missionários. Seguiu-se a Missa, presidida pelo Provincial, P. Pedro Fernandes, com os Jovens Sem Fronteiras a animar o canto. Lá fora, a festa continuou com um delicioso almoço e muitas tendinhas. Tudo solidário! Não faltou a animação, a cargo da capelania dos africanos e do Bruno Leite.
[fts_facebook type=album_photos id=407077612753560 access_token=EAAP9hArvboQBACu5G86xZCZCJ4J6VbcMBnwFtHZCZCeO8R4XZBfErBIUOvksTdJbuBK2zxNHIQfMTykttZAmEi194cEavqI3tZAeEmHlRq89PwNtGbP0zy7CYs31sH0EiO90y4VdXjPAHF7au32TfVBARXn7mvdNz7TNwUNSlMBi9wRbZA93pqHoWO7tW1NXZCxUZD posts=24 title=no title_align=left description=yes words=45 popup=no album_id=2286812488113387 image_width=250px image_height=250px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=yes]
No domingo seguinte, dia 10, a animação rumou ao norte. No CESM – Seminário da Silva, em Barcelos, a chuva não impediu a festa bem ao jeito do minho. O P. Manuel Viana, missionário natural da região a todos inspirou com o seu testemunho de mais de 50 anos de missão em Angola. O momento central foi a Eucaristia, também presidida pelo Provincial e animada pelo grupo coral da Silva e Jovens Sem Fronteiras.
Seguiu-se o convívio, com muita música e animação, acompanhados por muitas outras delícias, incluíndo o já famoso porco preto e a feijoada.
[fts_facebook type=album_photos id=407077612753560 access_token=EAAP9hArvboQBACu5G86xZCZCJ4J6VbcMBnwFtHZCZCeO8R4XZBfErBIUOvksTdJbuBK2zxNHIQfMTykttZAmEi194cEavqI3tZAeEmHlRq89PwNtGbP0zy7CYs31sH0EiO90y4VdXjPAHF7au32TfVBARXn7mvdNz7TNwUNSlMBi9wRbZA93pqHoWO7tW1NXZCxUZD posts=22 title=no title_align=left description=yes words=45 popup=no album_id=2301335403327762 image_width=250px image_height=250px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=yes]
No mesmo dia, realizou-se também o magusto do Porto, no Seminário do Pinheiro Manso. Os seminaristas encarregaram-se da animação musical da Missa, com as suas vozes e instrumentos, dando-lhe um ritmo bem africano. Seguiu-se um momento de convívio, e, claro, as castanhas assadas Sr. Jaime, liamista de Meixomil, já habituado neste serviço.
Também a região de Coimbra organizou o seu magusto, no Centro Paroquial de Cantenhede. A parte da manhã foi preenchida pela Eucaristia, presidida pelo pároco, Pe. João Pedro, na igreja matriz, em comunhão com toda a comunidade paroquial. E, porque coincidiu com o início da Semana dos Seminários, foram convidados a dar o testemunho do histórico da sua vocação sacerdotal e missionária, os Padres António e Tarcísio Moreira.
A parte da tarde foi de animação recreativa, c om a colaboração de dois grupos de folclor: O “Cancioneiro de Cantanhede” e o Rancho Bairradino de Ourentã que muito nos divertiram. Por fim, foi o convívio do magusto em que, mais importante que o sabor das castanhas, foi a troca de experiências e o fervor da comunhão na causa comum da missão.
No dia Mundial do Pobres e no encerramento da semana de oração pelos seminários, a Liam da Diocese de Leiria promoveu um magusto missionário, na Paróquia de Pousos. Na missa, presidida pelo Padre Hugo Ventura, Assistente Diocesano da Liam, foi apresentada uma criança para ser batizada. O tema: Batizados e enviados, para este ano missionário, foi aprofundado para todos os presentes na mesma celebração.
Seguiu-se, em espaço muito bem preparado, o almoço e magusto. Entre algumas castanhas e a conversa amiga também houve oportunidade para compras missionárias nas tendinhas solidárias preparadas pelos diferentes grupos da Liam.
O Magusto missionário da LIAM de Trás os Montes também foi no dia 17, em Lamas de Orelhão, Mirandela. O dia estava frio mas o ambiente fraterno e caloroso deu o mote e aqueceu para este Encontro que contou com uma numerosa assembleia e o caloroso acolhimento do Pe. Tiago Alves e toda a comunidade. O momento central foi a concelebração festiva que contou com a presença do Animador Missionário Pe Edward Apambila, em agradecimento a Deus pelo dom da vocação missionária de cada um.
Seguiu-se uma caminhada alegre até ao local do convívio, a Sede da Junta de Freguesia, onde tinham já preparada para todos, uma mesa bem recheada com um bom lanche e castanhas. Os participantes ficaram gratos à Junta de freguesia de Lamas de Orelhão pelo convite, o grande lanche e a oportunidade de mostrar que o social e o religioso são dinamismos que juntos se enriquecem mutuamente.
E, mesmo ao encerrar o ano litúrgico, na Solenidade de Cristo Rei, os grupos da Liam da Região Oeste da Diocese de Lisboa, organizam o tradicional magusto na Atalaia, Lourinhã. A eucaristia, num ambiente bem familiar e enriquecida com vários símbolos regionais, foi presidida pelo Pe. Hugo Ventura, animador missionário diocesano.
Foram muitos aqueles e aquelas que deram as mãos, com sacrifício e generosidade, para tudo isto acontecer. Mas valeu a pena. E a missão agradece!