A história dos Paraolímpicos
O documentário conta a história de nove atletas paralímpicos e suas trajetórias em competições, onde a tragédia é ponto de partida e alavanca para uma nova vida: quebrar barreiras, correr como quem foge às memórias demasiado dolorosas, numa adaptação constante. Uma série a ver com os lenços por perto… onde o impossível perde a negação pela dedicação, esforço, tenacidade…
O pai dos jogos Paraolimpicos, tinha como sonho possibilitar às pessoas com deficiência a participação em jogos desportivos. Estava convicto de que o desporto libertava as pessoas dos lugares sombrios. Ludwig Guttmer era um médico judeu que, na segunda guerra mundial, foi viver para Inglaterra. Tratava mutilados de guerra e ficava a virar os doentes paraplégicos de duas em duas horas para não desenvolverem escaras, entre tantas outras coisas.
Os jogos Paraolimpicos são sem dúvida uma grande ideia de integração e dignidade. Os primeiros aconteceram em 1960. No meio, muitas dificuldades. Mas “se é fácil, não é paraolímpico”, comentava o Comité.
Rising Phoenix foi lançado em 26 de agosto de 2020 na Netflix.